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ACIG promove reunião sobre concessão do Lote 6 que reuniu entidades, autoridades e empresas

Durante o encontro o diretor executivo do Grupo EPR apresentou investimentos, obrigações e impactos da concessão no trecho da BR-277

 

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Na reunião desta quinta-feira (04), conduzida pelo diretor Executivo do Grupo EPR, Silvio Caldas, foram apresentados os avanços e obrigações referentes ao contrato de concessão do Lote 6 da BR-277, que contempla 662 km de rodovias no Paraná, e inclui o trecho de Guarapuava a Foz do Iguaçu, rota estratégica para o escoamento da produção e integração regional. O contrato foi assinado em abril deste ano após a empresa vencer a licitação, com recursos através do governo Estadual e Federal.

 

Entre os destaques apresentados, estão os investimentos previstos: R$ 12,6 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, além de R$ 7,4 bilhões em custos operacionais (OPEX). A concessão deverá gerar mais de 142 mil empregos diretos e indiretos.

Obrigações e investimentos durante os 662 km da BR-277:

  • 462 km de duplicações,

  • 31 km de faixas adicionais,

  • 87 km de vias marginais,

  • 133 viadutos e 38 passarelas,

  • 3 pontos de parada e descanso (PPDs) e

  • 1 área de escape.

 

 

Silvio explicou que as obras de ampliação e melhorias no trecho que compreende Guarapuava concentram-se entre o 3º e o 9º ano do contrato, incluindo duplicações, marginais, ciclovias, passarelas e passagens em desnível. A fase seguinte, do 6º ao 30º ano, será dedicada à manutenção e conservação.

Foi ressaltado ainda que o primeiro ano de entrega da obra prevê 35 km no trecho que compreende Guarapuava, iniciando no final da pista dupla sentido Cascavel e seguindo até o trevo do Goioxim. A previsão é de que essa etapa esteja concluída até o terceiro ano do contrato.

 

Silvio também destacou três pontos críticos na Serra da Esperança e ressaltou que estudos ambientais estão sendo realizados nas áreas com maior probabilidade de desabamento ou deslizamento de terra. Esses trechos estão em fase de projetos e, na sequência, será avaliada a necessidade de intervenções. Num primeiro momento, não estão previstas grandes obras, mas sim ações essenciais para prevenir problemas futuros. A previsão é de que essas intervenções ocorram até o primeiro semestre de 2026.

 

Pedágios (DUF):

Foram apresentadas as tarifas iniciais e as reduções progressivas conforme a frequência de passagem. Os descontos podem chegar a até 97,8% para usuários frequentes. Mas com as melhorias os valores também tendem a sofrer alterações previstas em contrato. Silvio, destacou o contrato determina reajustes anuais de tarifa, com a entrega de obras especialmente em trechos duplicadas, há a previsão de incremento de tarifas quando as obras forem entregues.

Revitalização:

Foram mapeados 10 pontos prioritários de revitalização, incluindo Serra da Esperança, Trevo Cataratas, Viaduto 14 de Novembro e perímetro urbano de Foz do Iguaçu.

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Serra da Esperança

Um dos pontos que recebeu maior atenção e foi bastante questionado pelos presentes refere-se às obras no km 304 ao 311 da Serra da Esperança. O elevado número de acidentes e a lentidão no tráfego nesse trecho foram destacados pelos convidados. Em resposta, a EPR informou que já possui estudos e projetos voltados para a região, incluindo a possibilidade de duplicação prevista para o quinto ano do contrato, além de apontar as obras já realizadas no local:

  • Escopo de Atuação:
  • Recuperação do pavimento.
  • Revitalização da sinalização horizontal e vertical.
  • Recuperação do sistema de drenagem.
  • Substituição de dispositivos de contenção danificados.
  • Pintura e caiação de elementos de concreto.

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Para a presidente da ACIG Maria Inês Guiné, este momento mostra a importância de poder reunir entidades, autoridades, empresários e o Grupo EPR em um diálogo essencial para o futuro da nossa região.

 

Nossa missão, enquanto associação, é justamente essa: aproximar a sociedade civil organizada, ouvir os gestores e levar informações claras para que todos compreendam os impactos e benefícios desses investimentos. Hoje demos mais um passo nesse caminho de construir juntos uma Guarapuava e um Paraná mais conectados e preparados para o futuro, ressalta.

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Confira a reportagem com entrevista do diretor do Grupo EPR em nosso canal do Youtube.