ACIG participa de reunião da segunda etapa do pré-projeto do novo terminal do Aeroporto de Guarapuava
Evento realizado na Prefeitura, reuniu entidades da cidade, secretários municipais, representantes do aeroporto e engenheiros do projeto
.
Na tarde sexta-feira (31), representantes da Prefeitura de Guarapuava se reuniram com entidades empresariais e lideranças locais para a segunda apresentação do pré-projeto do novo terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria. O encontro contou com a presença da presidente da ACIG, Maria Inês Guiné, o diretor da Fiep – Casa da Indústria, Edson Ono, o prefeito Denilson Baitala, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Agner, além das secretarias de Segurança, Planejamento Urbano, e Administração do município, além de Clóvis Turmina presidente do Sindusmadeira, os engenheiros responsáveis pela empresa que desenvolve o projeto, e representantes do aeroporto de Guarapuava.
.
A parceria que viabiliza as ações envolve importantes entidades locais, como ACIG, FIEP, Sindicato Rural, SINDUSMADEIRA, CDL, SINDIREPA, SINDIMETAL e diversas empresas do setor privado. Todas têm contribuído para o fortalecimento do diálogo entre os diferentes setores e para o avanço das etapas necessárias para a modernização do aeroporto.
.
Durante a reunião, foram apresentados novos detalhes do projeto do terminal, que prevê uma área de aproximadamente 4.185 metros quadrados, com estrutura moderna e funcional. O espaço contará com praça de alimentação, esteira rolante, posto de inspeção de segurança com ampliação da área de raio-x, setor de achados e perdidos, área administrativa e espaço destinado ao desmuniciamento da Polícia Federal.
.
Boa parte da estrutura do terminal será construído em drywall, o que permitirá o redimensionamento e a realocação de ambientes ao longo dos anos, além de oferecer isolamento térmico e acústico. A proposta se inspira no modelo adotado pelo aeroporto de Sinop (MT), que conta com 6 mil metros quadrados e utiliza a mesma tecnologia construtiva.
.
Com o novo terminal, o Aeroporto de Guarapuava deverá ter capacidade para operar com dois aviões simultaneamente e movimentar entre 720 e 800 passageiros embarcando e desembarcando por hora. A estimativa é que o projeto do novo terminal alcance entre 6 e 8 mil reais por metros quadrados de área construída, com investimento em mais de R$ 32 milhões nesta etapa, sem contar a ampliação da pista.
.
A presidente da ACIG destacou a importância da união entre o poder público e o setor produtivo para que o projeto avance de forma consistente.
.
O aeroporto é uma demanda histórica para Guarapuava e fundamental para o desenvolvimento econômico. Essa parceria entre as entidades e o poder público mostra que estamos caminhando juntos para transformar esse sonho em realidade e preparar a cidade para um novo ciclo de crescimento, afirmou a presidente da ACIG.
.
O prefeito Denilson Baitala ressaltou o comprometimento da gestão municipal em garantir as condições necessárias para o retorno dos voos regulares.
.
Estamos empenhados em entregar um terminal moderno, funcional e à altura do que Guarapuava merece. Com o apoio das entidades e da iniciativa privada, o município dá um passo importante para retomar a conectividade aérea e impulsionar o turismo, os negócios e o desenvolvimento regional, destacou o prefeito.
.
A expectativa é que, após a conclusão dos projetos técnicos, o município possa iniciar as reformas e garantir que Guarapuava volte a contar com voos regulares em um futuro próximo, fortalecendo o desenvolvimento regional e ampliando as conexões da cidade com outros centros.




















