Notícia

banner-news

Acig participa de missão técnica em um dos principais polos de inovação do agronegócio brasileiro

A visita foi organizada pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava.

.

O diretor do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Robson Krieger e o gerente da entidade, José Adilson Tratcz, estiveram em missão técnica na última quinta-feira, 26, na cidade de Piracicaba, São Paulo, representando a associação. O Vale do Piracicaba, também conhecido como polo de inovação do agronegócio, surgiu em 2016, a partir de investimentos do município e do apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). O espaço conta com mais de dois milhões de metros quadrados, e no local, empresas, startups, incubadora e instituições, trabalham para criar soluções inovadoras para o setor. Os negócios voltados para o Agronegócio movimentam a economia e são referência no desenvolvimento de tecnologias.

.

A visita técnica realizada neste mês de maio foi organizada pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Guarapuava, na qual vários representantes do município participaram de um dia de imersão.

.

Para o gerente da Acig, a visita proporcionou uma importante troca de experiências, além de garantir conhecimentos, que podem ser aplicados na entidade. “Essa troca de experiências abre novas linhas de pensamentos e ideias que podem ser implementadas dentro do dia a dia da ACIG e que beneficiarão os associados. Um dos principais conhecimentos é a forma como eles trabalham em Hub com as instituições que fazem parte do ecossistema, isso possibilita uma busca de soluções para os problemas de uma forma mais rápida, barata e eficaz, consequentemente desenvolve a cidade como um todo.” destaca o gerente.

.

Piracicaba é a segunda maior cidade em concentração de novas empresas do agronegócio com potencial de crescimento, as AgTechs. São 60 empreendimentos que posicionaram Piracicaba como cidade destaque, ficando apenas atrás da capital paulista, segundo um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).