ACIG participa da solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores
Entidade destaca a importância da união dos poderes para o desenvolvimento de Guarapuava
.
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) acompanhou nesta quarta-feira (1º) a cerimônia de posse dos vereadores, do prefeito Denilson Baitala (PL) e de sua vice, Rosângela dos Santos Virmond (PSD). A solenidade realizada na Câmara Municipal marcou o início da nova legislatura (2025/2028).
.
Claudinei Pereira, que recentemente deixou a presidência da ACIG, representou, no evento, a atual presidente da Associação, Maria Inês Guiné. Ele destacou que os poderes públicos municipais precisam estar unidos para que haja o desenvolvimento da cidade.
.
É um momento extremamente importante para a história de Guarapuava. É claro que toda transição cria muita expectativa não só na população, mas também em todas as entidades, que querem representar seus associados. Não é diferente com a ACIG, que sempre teve uma relação muito próxima com o poder público. O caminho é de diálogo, de aproximação. A gente vive muito isso no associativismo e entende que quando as entidades, os poderes se unem, quem sai beneficiado é sempre a população, que é quem mais precisa, afirmou.
.
Posse dos vereadores:
.
A solenidade teve, primeiramente, a posse dos 21 vereadores. São eles: Buiu Martins (MDB); Cris Wainer (PT); Cristovão da Cruz (NOVO); Danilo Dominico (PP); Dr Rodrigo Crema (REPUBLICANOS); Gilson da Ambulância (PSB); Ike Silvestri (PP); Kenny do Cartório (MDB); Leandro Dobrychtop (PL); Marcio Carneiro (CIDADANIA); Nego Silvio (PL); Paulo Lima (PP); Pedro Moraes (MDB); Professor Pablo (PP); Professor Saulo (NOVO); Professora Terezinha (PT); Profª Bia (PV); Rita Felchak (MDB); Rodrigo do Agita (PODE); Sergio Kiçula (PSD); Vardinho (CIDADANIA).
.
Na sequência, houve a eleição para a presidência da Casa. Com 11 votos, Pedro Moraes foi reeleito. Ele venceu Marcio Carneiro (8 votos) e Professora Terezinha (2 votos), que também concorreram ao cargo.
.
A Mesa Diretiva teve a seguinte composição:
1º Vice – Vardinho
2º Vice – Professor Pablo
1º Secretário – Gilson da Ambulância
2º Secretário – Danilo Dominico
3ª Secretária – Rita Felchak
.
O Poder Legislativo tem um papel muito importante no sistema de governo. Precisamos que fiscalize, mas que também traga projetos que beneficiem a nossa comunidade. Acredito que sem essa conversa, essa proximidade, não se constroi algo maior. Algo grandioso para toda a região, disse Claudinei.
.
Posse do prefeito e vice
.
Por fim, o prefeito Denilson Baitala e a vice, Rosângela dos Santos Virmond, foram empossados na Câmara. À noite, eles confraternizaram com apoiadores e convidados, no Espaço Fiori, onde a ACIG também esteve presente. Baitala disse que a Associação Comercial e Empresarial, assim como outras entidades, concentra a força dos empreendedores.
.
A Prefeitura tem que trabalhar na desburocratização para atender os empresários e fortalecer o comércio. Esse será o meu papel e da Rosângela”, complementou. A vice-prefeita também falou da atenção aos empresários:
.
Uma das nossas preocupações é o desenvolvimento econômico da cidade. Estamos com as portas abertas da Prefeitura para recebê-los. Queremos que Guarapuava cresça e prospere muito. Caminhando com a ACIG, claro, ressalta a vice-prefeita.
Fim de um ciclo
.
Claudinei Pereira, que deixou a presidência da ACIG no final de dezembro, aproveitou para falar sobre o período de dois anos e meio em que esteve à frente da entidade.
.
Tivemos um período de seis meses a mais por conta de um pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), que é a nossa entidade mãe, e que queria que as gestões ficassem todas com início em janeiro. Para mim, foi um período de muito aprendizado, muitas realizações dentro da nossa entidade, destaca Claudinei.
.
Ele ainda destacou a importância da nova presidente, Maria Inês Guiné, que assumiu a presidência, Claudinei afirma que Maria Inês vem com energia. É uma mulher que representa demais o associativismo em todo o Paraná, e ainda refoça que ela foi o motivo que impulsionou Claudinei a estar na Associação Comercial de Guarapuava.
.