Notícia

banner-news

ACIG e entidades realizam coletiva de imprensa sobre projeto de ampliação do aeroporto

Mais de 50% do valor para conclusão do projeto já foi viabilizado por empresas e entidades de Guarapuava. Previsão de envio ao Governo do PR é de 30 dias

 

Na tarde desta quarta-feira (03) aconteceu nas dependências do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, uma coletiva de imprensa com a participação de Clairton Hammer, técnico responsável pela Orion Aeroportos Projetos e Consultoria, que está à frente do projeto de ampliação do aeroporto para que o espaço possa receber novos voos.

 

Além dele estavam presentes as entidades que assinaram o projeto de ampliação e estão participando ativamente para viabilizá-lo (ACIG, CDL, Sindirepa, Sindusmadeira, Sindicato Rural, Fiep, além da Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico). Durante o encontro Hammer, falou das obras previstas nesta primeira fase, dentre elas incluem:

 

  • O alongamento da pista, que deve chegar a pelo menos 1.700 metros de comprimento e 45 de largura;
  • A ampliação do terminal de passageiros;
  • A modernização do pátio de manobras;
  • A instalação de luzes de balizamento;
  • O sistema PAPI, para orientar os pousos;
  • E escavações técnicas na base do solo, que vão indicar as condições para a expansão da pista.

 

Hammer também apontou que a iniciativa promete modernizar a estrutura e oferecer mais segurança e conforto aos usuários.

 

Temos um prazo de 30 dias para colher o material e preparar o corpo de prova, além de realizar as leituras das informações necessárias para dar início ao projeto. Nesse período, o relatório fica pronto para ser encaminhado ao Governo do Estado do Paraná. O projeto inicial já está elaborado e será ajustado para protocolo oficial. Em até 30 dias, entregamos o projeto completo. Completa Hammer.

 

A presidente da ACIG, Maria Inês Guiné, disse que a ampliação só será possível com ajuda dos empresários, assim como foi no início para a construção do aeroporto.

 

Estamos com mais de 50% do valor já viabilizado pelas entidades e empresários. Em todas as visitas que fizemos, não houve quem se negasse a ajudar. Todos entenderam a importância da causa e o impacto que a ampliação do aeroporto vai trazer. Estamos alinhados e não tenho dúvida de que vamos chegar aos 100%. Ainda temos nomes para visitar na região, justamente porque o aeroporto tem caráter regional. Hoje o projeto gira em torno de 600 mil reais, mas já temos o que representa uma média de 56% do valor total. Ressalta Maria Inês.

 

O prefeito Denilson Baitala também participou e falou sobre a importâncias das entidades se unirem em prol do valor, já que este é um valor que hoje a prefeitura não dispõe, mas falou da ampliação do terminal de passageiros que será viabilizada via recursos.

 

Hoje o custo operacional do aeroporto é de cerca de 150 mil reais, enquanto a arrecadação fica em torno de 50 mil. Nossa meta é alcançar de um a dois voos diários, e já pedimos às companhias aéreas uma redução nos valores praticados. É importante destacar que a Prefeitura sozinha não teria recursos para bancar o projeto, sem o apoio das entidades, isso não seria possível, destaca Denilson.

 

Com a ampliação, abrimos espaço para até três aeronaves operando. Hammer também relatou que estão abrindo o leque para empresas como Latam, Gol e Azul, para que possam operar com aeronaves de grande porte, ampliando o acesso de companhias. A aviação executiva já está disponível, mas o novo terminal de passageiros, que será construído pela Prefeitura, vai melhorar toda a estrutura, oferecendo mais conforto e até a possibilidade de um aero shopping.