Acig e CDL participam de reunião com Prefeitura de Guarapuava para discussão de decreto

Entidades procuram soluções para auxiliar setores prejudicados com novos fechamentos em Guarapuava

Na terça-feira (18), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), representada pelo vice-presidente Claudinei Pereira e diretores, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), através do presidente Cláudio Pietrobom, foram recebidas pelo Prefeito do Município, Celso Góes, para levarem as demandas da classe.

Além de alternativas de reabertura do comércio, as entidades solicitaram a criação do Comitê de Urgência ao Coronavírus, para que diferentes setores participem de forma conjunta na construção de respostas coordenadas e articuladas no enfrentamento da crise pandêmica.

O pedido, realizado a primeira vez em 1º de abril, solicita a participação nos mecanismos de tomada de decisão, fiscalização e atuação neste momento, pois representam empresas dos mais diversos segmentos do comércio, prestação de serviços e indústria.

Os números em Guarapuava

Em decorrência do posicionamento contrário da Acig em relação ao fechamento do comércio, o secretário de Saúde Jonilson Pires, ao lado de gestores do Instituto Virmond e Hospital São Vicente de Paulo, apresentou como foi construído o decreto nº 8.725 em relação aos dados da pandemia em Guarapuava.

• Os dados mostram que, de 1º de maio até o dia 17 de maio, Guarapuava registrou 838 novos casos de Covid-19, superando março inteiro, considerado o pior mês desde o início da pandemia, com 2.733;
  • Atualmente, o município possui uma das maiores taxas com potencial de transmissão do vírus, sendo de 1.80. De acordo com o secretário, é necessário que essa taxa esteja abaixo de 1 para a flexibilização dos decretos, única forma de controlar a situação e “do sistema de saúde poder dar resposta”;
  • Conforme o gráfico “Novos Casos Dia x Média Móvel”, Guarapuava teve um aumento de 250%, nos últimos 15 dias, sendo o maior índice no dia 17/05, desde o início da pandemia, com 216.
[caption id="attachment_38611" align="aligncenter" width="780"](Gráfico: Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava) (Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava)[/caption]
  • Enquanto isso, no gráfico de “Óbitos Dia x Média Móvel”, a cidade apresentou um aumento de 178%, nos últimos 30 dias.
[caption id="attachment_38610" align="aligncenter" width="780"]Associação Comercial de Guarapuava (Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava)[/caption]

Por fim, foi reforçado que, até o momento da reunião, 56 pessoas aguardam por vagas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras 20 esperam por enfermarias em Guarapuava.

Os números do trabalhador

No Paraná, de acordo com a totalidade de micro e pequenas empresas brasileiras que estão em inadimplência no Serasa em 2021, a região Sul tinha 916.413 em janeiro, 919.560 em fevereiro e 930.774 em março.

Outro ponto de destaque é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que aponta o primeiro trimestre com 115.010 trabalhadores demitidos no Estado. Enquanto isso, apenas no município de Guarapuava, foram 1.420 demissões em janeiro, 1.524 em fevereiro e 1.548 em março.   Deste modo, os números justificam o porquê do fechamento de 24.189 empresas no Paraná neste período de três meses, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

Solicitações

A Acig reitera que o comércio não é responsável pelo crescimento dos números de Covid-19 no município e reforça a necessidade de possíveis alternativas de abertura do comércio. Para isso, um documento com solicitações foi entregue em mãos ao prefeito durante a reunião.

Participaram da reunião

Além dos representantes da Prefeitura de Guarapuava, estiverem presentes o vice-presidente da Acig, Claudinei Pereira, a 2ª vice-presidente, Lilian Waschburger Cadore, o presidente da CDL, Cláudio Pietrobom, o ex-presidente da CDL, Mauro Cláudio Temoschko, o vice-presidente da Indústria, Marcelo Antonelli, e o presidente do conselho de ex-presidentes da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin.

De modo on-line, participaram a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, o vice-diretor de finanças e orçamentos, Janos de Matos Horst, o vice-presidente do Comércio, Marcelo Carlos Gomes, e o advogado Carlos Henrique Silvestri Luhm.