ACIG é a ponte para garantir investimentos em saúde e inovação para Guarapuava

A associação é responsável por captar investidores para o Vale do Genoma.

.

O Vale do Genoma é um ecossistema de inovação dedicado à pesquisa, desenvolvimento em genômica e inteligência artificial aplicado à saúde, agropecuária e meio ambiente. Ele garante a integração entre governo, universidades, empresas e a sociedade civil. A sede fica no bairro Cidades dos Lagos, em Guarapuava, e conta com cerca de 300 pesquisadores do Paraná, além de outros estados e 23 instituições voltadas a área da pesquisa.

.

A ideia do Vale do Genoma é se tornar um polo de startups ligadas à pesquisa genômica e proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Governança do Vale do Genoma

Centro de Inovação no Agronegócio (CIAG) Cilla Tech Park (CTP) Fundação Araucária (FA) Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC) Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)

A criação do Vale do Genoma

O governo do estado quer que o Paraná seja moderno e inovador, garantindo desenvolvimento regional ancorado em ecossistemas de inovação. Neste contexto, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária planejaram ações integradas com foco na criação de riqueza e bem-estar, tendo como áreas prioritárias: Agricultura e Agronegócio, Biotecnologia e Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, Economia e Saúde.

.

Para atingir esse objetivo a SETI e a FA definiram uma política pública estadual de transformação de pesquisas científicas em produtos e serviços que beneficiem a sociedade, daí a política "do papel à nota fiscal”.

.

Um case de sucesso dessa política é o ecossistema de inovação chamado Vale do Genoma, onde mais de 300 pesquisadores da área genômica possuem o suporte de parque tecnológico (CTP), incubadoras e aceleradoras que trabalham em diferentes projetos para gerar novas tecnologias e novos negócios.

.

Para que o propósito de transformar pesquisas acadêmicas em novos produtos e serviços que beneficiarão a sociedade, as responsabilidades foram divididas em três blocos.

Vale do Genoma em blocos

O primeiro é o de pesquisa sob responsabilidade do IPEC Guarapuava, que organiza e dá suporte para que as pesquisas aconteçam. O segundo é o de conhecimento, onde o Cilla Tech Park transforma as pesquisas desenvolvidas em negócios viáveis, com o apoio de incubadoras, aceleradoras e demais estruturas. O terceiro é o da captação de investidores, onde a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), garante o investimento dos empresários nos novos negócios gerados, permitindo que eles se tornem empreendimentos com grande aceitação pelo mercado.

ACIG no Vale do Genoma

A associação faz parte do estágio de crescimento do negócio. É quando eles entram num ambiente de competição e os investimentos em sua grande maioria são originados do setor privado. Nesta etapa são viabilizadas rodadas de investimentos para que sejam feitos os aportes necessários para que as empresas cresçam de forma rápida.

.

De acordo com o CEO do Cilla Tech Park, Geri Dutra, a ACIG tem participação essencial no desenvolvimento do Vale do Genoma. "A associação faz parte diretamente da composição do conselho de administração do IPEC e tem uma participação na questão de apoio financeiro. A ACIG faz parte desse movimento de transformação de Guarapuava e região por meio da inovação, trabalhando diretamente com as instituições", afirmou.