Notícia

banner-news

ACIG convoca entidades para Assembleia sobre Hospital Regional

Evento vai discutir utilização do Hospital Regional de Guarapuava para residências médicas

.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), organizou uma reunião no dia 04 de novembro com membros da Universidade Estadual do Centro – Oeste (Unicentro). Estiveram presentes no encontro: o professor Fábio Hernandes (Reitor da Unicentro),  professor Ademir Fanfa Ribas (vice-reitor da Unicentro), Dr. David Livingstone (professor de Medicina), Celso Didoni Filho (professor de Medicina) Abrão José Melhem Filho (professor de Medicina) e os representantes da ACIG: Claudinei Pereira (presidente), Maria Inês Guiné (Diretora de eventos), Janos de Matos Horst (vice-presidente), Eduardo Christ (diretor adminstrativo) Thiago Pfann (2º vice-presidente) e Marileia Lisenko (Gerente geral).

.

A pauta da reunião foi a criação de um Hospital-Escola no Hospital Regional Bernardo Ribas Carli, para que os estudantes de Medicina da Unicentro possam realizar suas residências médicas, ampliando e melhorando o atendimento à população. A ACIG, questionou a universidade para entender por que o curso de Medicina não realiza as residências médicas integralmente no Hospital Regional do Centro-Oeste (HRCO), que é gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). A unidade é referência em atendimento cirúrgico para os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Exclusivamente voltado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital realiza cerca de 540 cirurgias por mês.

.

Acordo entre Unicentro e o Estado

.

Em agosto deste ano, a Unicentro firmou um termo de cooperação com validade de 60 meses, que possibilita diversas ações, incluindo o internato para estudantes de Medicina. Além disso, o acordo autoriza a realização de atividades práticas para alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social, fortalecendo a formação acadêmica e a integração com a comunidade. Contudo, este serviço não tem sido realizado integralmente, pois as cirurgias são conduzidas por uma empresa terceirizada, segundo informações da universidade.

.

O curso de Medicina da Unicentro já completou seis anos em Guarapuava. A ACIG entende que um Hospital Regional Público faria uma grande diferença na formação dos estudantes e no atendimento regional, já que a cidade atua como polo para os municípios vizinhos. Segundo o reitor da Unicentro, a universidade firmou parceria com o Ambulatório de Especialidades (AME), mas ainda carece de mais espaços para que os estudantes possam cumprir sua formação completa.

.

“Precisamos de um Hospital-Escola que seja da comunidade. Assim, valorizamos o verdadeiro sentido de um hospital público em Guarapuava. Hoje, a unidade já possui custos com enfermagem e insumos, e esses valores poderiam ser poupados em uma parceria entre a Unicentro e o Estado. Temos capacidade para atender enfermaria, urgência e emergência”, destacou o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.

.

Segundo o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, os alunos de medicina vão pra cidades da região como: Irati, Pitanga, Prudentópolis, para atuar em hospitais e cumprir a residência médica.

.

“Quando implantamos o curso de Medicina, essa foi uma promessa feita para nós. O curso é de Guarapuava, o movimento nasceu aqui, e a Unicentro tem estrutura para atender essa demanda. Nem mesmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os estudantes conseguem atuar. A maioria dos alunos vem de fora, investe aqui para estudar e acaba saindo para concluir a residência, que é parte essencial da formação”, argumentou Ademir.

.

Assembleia com entidades para discutir a questão

.

O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para a prática profissional. Por isso, a ACIG reunirá mais de 30 entidades na próxima quinta-feira (28) para discutir dois principais temas:

.

  1. A necessidade de que o Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava, Deputado Bernardo Ribas Carli, firme parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para a realização de residências médicas pelos estudantes;
  2. A possibilidade de que o Hospital Regional do Centro-Oeste se torne “porta aberta” para toda a comunidade de Guarapuava e região, especialmente para atender demandas do curso de Medicina da Unicentro.

.
A reunião será realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), na Sala de Eventos Manoel Lacerda Cardoso Vieira, no dia 28 de novembro de 2024, às 19h. O evento contará com a presença de autoridades políticas e representantes da sociedade civil organizada.

.

Serviço: Assembleia para criação do Hospital- Escola

Data: 28 de novembro de 2024

Local: ACIG Rua XV de Novembro, 8040 centro

Horário: 19h