ACIG: 68 anos de história em Guarapuava

Uma entidade que vai além dos interesses dos empresários.

.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava têm motivos de sobra para comemorar. Desde 1955 tem papel fundamental na sociedade, participando de decisões e atuando sempre visando melhorias e o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste do Paraná.

.

A entidade atua em prol dos interesses da população em geral e dos cidadãos ligados à indústria, comércio e que fazem parte da classe produtora. Ao longo das quase sete décadas de existência muitas pessoas contribuíram direta e indiretamente para o sucesso da Associação Comercial. Por aqui passaram 27 presidentes e diretorias que contribuíram com seus conhecimentos sobre empreendedorismo, liderança e gestão para tornar a entidade ainda mais forte.

.

A ACIG defende como alguns de seus objetivos o fortalecimento e a representação da classe empresarial; assistir aos associados em seus interesses; valorizar os produtos e serviços que oferece; promover o desenvolvimento econômico e social de Guarapuava, da região Centro-Oeste e do Paraná; ofertar oportunidades de qualificação profissional permanente para trabalhadores, associados e a população em geral, para ampliar a geração de emprego e renda. Além de ser um agente de integração entre o sistema de ensino e os setores: produção, serviços, comunidade e o governo.

.

A Associação Comercial é feita por pessoas. Ao todo, 17 colaboradores se dedicam todos os dias para que a entidade possa ser melhor. Eles estão divididos em setores: recepção, certificado digital, SPC, comercial, comunicação, supervisão de processos, secretaria executiva, gerência, DEA, financeiro e serviços gerais. A Giselle Juliana do Amaral é a que mais tempo faz parte da entidade. São 19 anos de serviços prestados, desde o dia 11 de novembro de 2003, quando começou a trabalhar como estagiária no setor de SPC, passou pelo telecentro de informática, atuou na recepção, financeiro, SPC novamente até chegar na Comunicação, sendo responsável pelo Marketing. "Me desenvolvi junto com a ACIG e cresci profissionalmente. A entidade é muito importante pra mim. Fui buscar formação profissional em marketing e fiz curso de fotografia. As minhas escolhas foram todas porque eu fazia algo aqui dentro", ressaltou.

.

A Casa do Empresário tem no seu quadro de associados atualmente 900 empresas de Guarapuava. O objetivo é ir além e reunir cada vez mais empreendedores para que conheçam a força do associativismo.

.

O presidente da ACIG, Claudinei Pereira, ressalta que a entidade vai além dos interesses empresariais. “Para atender os nossos associados, nós precisamos nos preocupar com toda a região e o seu desenvolvimento. Isso envolve a questão política, rumos para nossa cidade e todo o planejamento. Muito mais do que atuar junto aos empresários, com ações e campanhas para melhorar as vendas do comércio. A nossa intenção é de nos preocupar com toda a cidade”, afirmou. .

Certificado Digital

É um serviço disponibilizado pela ACIG de um documento eletrônico como identidade digital que reúne dados da pessoa física e jurídica. A identificação virtual permite a troca segura de informação ao certificar a identidade do emissor e garantir a integridade e confidencialidade da mensagem. Com procedimentos lógicos e complexos, o certificado digital confere validade e segurança em transações pela internet.

Cópias e Impressões

A entidade disponibiliza os serviços de cópias, impressões e encadernação de documentos.

DEA

O Departamento de Estágios da ACIG, disponibiliza a todas as empresas de Guarapuava e região a oportunidade de inserir futuros profissionais no mercado de trabalho, como um agente de integração, criado para facilitar a contratação de estagiários com vantagens e descontos especiais, sempre visando o melhor custo e agilidade. Toda empresa, pessoa jurídica ou profissional liberal pode contratar o serviço.

E-mail Marketing

O empresário tem a oportunidade de divulgar a sua marca, produtos e serviços para uma lista de contatos de empresários de Guarapuava.

Programa Empreender

É um programa da CACB, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, em parceria com o SEBRAE, que reúne empresários do mesmo município nos núcleos setoriais ou multissetoriais. Neles, são discutidos problemas e soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial. O programa funciona há mais de 20 anos no Brasil e já atendeu aproximadamente 70 mil empresas, sendo premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC, Internacional Chambers of Commerce, em Paris.

Salas para Locação

A ACIG possui três ambientes que podem ser locados para reuniões, cursos, palestras e eventos.

. SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito é ofertado pela ACIG. Ele reúne informações íntegras e confiáveis, ajudando consumidores e empresários a fecharem negócios, conquistarem seus objetivos e realizarem sonhos. Possui uma estrutura de banco de dados, permitindo o acesso às informações do comércio de todo o Brasil por meio das Câmaras de Dirigentes Lojistas. Ao todo, são mais de 2 mil entidades espalhadas por todas as capitais e principais cidades do país.

. Diretoria Executiva (2022-2024) Presidente: Claudinei Pereira 1° Vice-Presidente: Janos de Matos Horst 2° Vice-Presidente: Thiago Limper Pfann