A urgente necessidade de liderança no Brasil

Escrito por Guido Bresolin (Presidente da Faciap) para a Gazeta do Povo

As últimas notícias do meio político nacional revelam momentos preocupantes para a economia brasileira. A necessidade de reavaliação das lideranças se faz iminente, pois o momento de incerteza política e econômica pede urgência em soluções no curto prazo, para iniciar a estabilização econômica e social necessária para o país nos próximos anos.

Os problemas são num todo preocupantes, pois de um lado o mandato da presidente da República se encontra ameaçado por um processo de impeachment e, de outro, o presidente da Câmara também enfrenta sérias denúncias e pode ter o seu mandato cassado. Em resumo, há uma crise institucional generalizada na política nacional.

Quem sofre com as consequências de um governo baseado apenas em vantagens políticas, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, é a população brasileira. Quem está pagando pela situação de retração econômica são os trabalhadores e o empresariado.

Enquanto estivermos atravessando a atual crise, o nome do Brasil apenas irá de mal a pior nas agências de classificação de risco e noticiários internacionais. A falta de valores como a retidão, tão necessária para o governo de um país gigante como o Brasil, está entre os grandes fatores responsáveis pela instabilidade de nossos líderes, independentemente de partido. Consequentemente, as decisões do Conselho Monetário Nacional, que administra a moeda e os créditos no Banco Central, ocasionaram um quadro de recessão superando 3% e inflação acima de 10%, gerando quedas nas bolsas de valores e constantes altas no dólar.

Analisando a situação atual, fica o questionamento aos responsáveis: onde ficou a visão de futuro de nossos líderes, especialmente com relação à economia, tão essencial para a construção de um país em franco desenvolvimento? Onde ficou a ideia de “50 anos em 5”, que poderia ser pensada em prazo ainda mais longo?

Agora, todo o acompanhamento é necessário por parte da população, visto que neste momento passamos pelas turbulências de processos de impeachment e cassação de mandatos. É importante que sejam acompanhadas todas as ações, especialmente dos deputados federais e senadores do Paraná; afinal, em breve podemos ter profundas mudanças para o país – esperamos que para melhor.