Notícia

banner-news

A sustentabilidade como um pilar do cooperativismo

O cuidado com o bem comum é um dos princípios das cooperativas.

.

Qual é a primeira palavra que você lembra quando pensa em sustentabilidade? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade é “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”.

.

Dessa forma, a sustentabilidade tem como objetivo alinhar a viabilidade econômica, diversidade cultural e também a justiça social. Ou seja, sustentabilidade é a ideia de que é preciso garantir o equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade do planeta em supri-las.

.

O cooperativismo é uma forma de organização que busca a união de pessoas que compartilham interesses e necessidades comuns, com a finalidade de alcançar objetivos coletivos.

.

Cooperativismo e sustentabilidade

A gerente de relacionamentos e negócios da Evolua Cooperativa de Crédito, Jocelia Mendes de Albuquerque, e integrante do Núcleo das Cooperativas de Crédito da ACIG, acredita que cooperativismo e sustentabilidade se complementam. "Como o cooperativismo vem de cooperar, cooperar mutuamente entre as pessoas, significa que temos que pensar no hoje, sem esquecer do amanhã. Por isso, o cooperativismo é feito pensando sempre de maneira sustentável", destacou.

.

Por meio das cooperativas, é possível criar sistemas mais eficientes e sustentáveis, que respeitem os limites dos recursos naturais e levem em consideração as necessidades econômicas e sociais dos membros da cooperativa.

.

As cooperativas que possuem esse propósito de sustentabilidade, se preocupam em reduzir o impacto ambiental de suas atividades, por meio de medidas que visam economizar água, energia e recursos naturais. Além disso, elas podem promover práticas mais justas, sustentáveis na produção, distribuição de bens e serviços.

.

Isso significa que a união entre o cooperativismo e a sustentabilidade pode trazer benefícios sociais, ambientais e econômicos para seus membros e para a comunidade em geral. As cooperativas podem funcionar como agentes de mudança, promovendo práticas mais justas e sustentáveis, além de combater a exclusão social e a desigualdade econômica.

.

O Anderson Ferraz, é vice-presidente do Núcleo das Cooperativas de Crédito da ACIG e é gerente distrital da Sicoob Sul, ele reafirma a importância das cooperativas pensarem de maneira mais sustentável. “A sustentabilidade para o cooperativismo é um princípio de valorização na relação entre seus cooperados e a sua atividade. Crescer e buscar resultados positivos é uma questão coletiva, onde todos são responsáveis pelas conquistas”, afirmou.