18 de março

Comunicado – Horário do Comércio

Tendo em vista a situação emergencial de saúde pública em decorrência do CoronaVírus – COVID19, a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), o Sindigua (Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava), o Sindicato Varejista de Guarapuava, e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava) reuniram-se nesta quarta-feira (18), para definir uma sugestão de redução da carga horária das empresas de prestação de serviços e comércio não essencial.

Entre as medidas de prevenção do CoronaVírus, a mais importante e eficaz é o isolamento social. Por isso, as entidades orientam as empresas a funcionarem nos seguintes horários:

De segunda a sexta-feira – das 13h às 18h
Sábados – das 10h às 16h

Também ficou definido que as empresas deverão afastar os funcionários considerados pelo Ministério da Saúde em estado de risco, gestantes e acima de 60 anos, conforme Lei Federal 13.979/2020.

A sugestão é por prazo indeterminado, ou até que outras medidas mais rigorosas precisem ser adotadas.

As empresas também devem orientar os seus colaboradores e familiares a prosseguirem do trabalho diretamente para casa, só saindo se for extremamente necessário. Estamos cientes do impacto econômico que a ação pode causar, mas, o isolamento é a melhor medida para adiar a disseminação do vírus em Guarapuava, assegurando a saúde da população e evitando um colapso na estrutura de saúde da cidade.

Além do funcionamento em horário reduzido, é fundamental que as empresas continuem focando nas medidas de prevenção internas: higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, evitar compartilhamento de materiais, aglomerações, apertos de mãos, beijos e abraços, etc.

Para manter-se informado sobre o quadro local acesse a página da Prefeitura de Guarapuava no Facebook. A partir de sexta-feira (20), às 8h, a população pode se informar e reportar casos suspeitos através do no call center 0800 642 0019.