Notícias

25 de setembro

Acig e instituições parceiras promovem debate sobre prevenção do suicídio

Nesta terça-feira (24), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (através do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária e do Conselho do Jovem Empresário) em parceria com o Centro Universitário Campo Real, Núcleo Maria da Penha, Prefeitura de Guarapuava, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Sistema Fiep, promoveu um debate sobre prevenção do suicídio.

 

O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Campo Real, e contou com a participação do doutor José Cleber Ferreira e das psicólogas Giselle Abdanur e Tania da Silva. Em suas falas, os especialistas trouxeram informações precisas sobre o suicídio e esclareceram as diferenças entre tristeza e depressão.

 

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), é preciso atentar-se aos quatro D’s de alerta ao suicídio: Depressão, Desamparo, Desespero e Desesperança. Ainda conforme a mesma Organização, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

 

Para a presidente do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária, Esabel Szeukzuk, promover eventos como este contribui para o fortalecimento do objetivo do setembro amarelo.

 

“Debater esse tema com a classe empresarial é muito importante. Somos uma classe com tempo curto, estamos sempre sobrecarregados de múltiplas tarefas, e temos relações com muitas pessoas, sejam fornecedores, parceiros, colaboradores, familiares. Portanto, é fundamental que tenhamos conhecimento sobre o tema, para atuarmos como multiplicadores de informação e possamos melhorar nosso autoconhecimento e apoiar outras pessoas”, declara a presidente.