02 de maio

Comércio deve abrir apenas no domingo que antecede o dia das mães

Definida pela Convenção Coletiva, ação se refere aos estabelecimentos do comércio em geral

.

No próximo domingo dia (12), é Dia das Mães, e o comércio de Guarapuava não poderá abrir nesta data. A decisão foi determinada pela Convenção Coletiva de Trabalho, que estabeleceu o  trabalho dos comerciários, um fim de semana que antecede a data comemorativa conforme inciso abaixo:

Determinação da Convenção Coletiva do Trabalho aos domingos

.

Fica autorizado o trabalho dos comerciários abrangidos pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, exclusivamente no segundo domingo de cada mês OU no domingo imediatamente anterior a datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Páscoa), no horário das 13h00 as 19h00, assegurando-se nos comerciários o recebimento do importe de R$ 92,00 (Noventa e Dois Reais) por domingo trabalhado, pagos em folha e folga compensatória na semana seguinte ao labor. O valor previsto nesta cláusula não terá natureza salarial. (cláusula triségima primeira, página 11)

.

Sendo assim, os comerciantes podem abrir normalmente neste fim de semana (04/05), mas devem permanecer fechados no dia (12), Dia das Mães, respeitando a decisão da convenção.

Pesquisa de intenção de compras do Dia das Mães

.

A pesquisa estadual contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) revela a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras do Dia das Mães. O estudo foi realizado em sete regiões paranaenses e serve como orientação para que os lojistas realizem ações pontuais que atendam aos interesses dos consumidores neste Dia das Mães.

.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Datacenso entre os dias 18 e 22 de abril, quando foram entrevistados 602 consumidores de todas as regiões do Estado representadas pelas cidades de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, considerando grau de confiança de 95%, satisfatória para uma análise estatística.

Preferências do consumidor

.

O consumidor paranaense pretende gastar, em média, R$ 205,33 com presentes, em 2023, o valor médio era de R$ 181,60. As formas de pagamento preferidas são à vista no cartão, seguido pelo pagamento à vista no PIX e à prazo no cartão de crédito.

.

Dentre os fatores mais importantes para os guarapuavanos na hora de escolher onde comprar, destacam-se: o atendimento ao cliente (53%), a qualidade do produto (32%) e os preços competitivos (33%), elementos fundamentais para atrair, manter e fidelizar os clientes. Além disso, a maioria (67%) preferem lojas físicas, priorizando lojas locais pequenos comerciantes e/ou artesãos (73%).

..

Presentes

.

Os produtos mais procurados para presentear as mães neste ano são principalmente: roupas (31%), seguido por perfumes (19%), acessórios (18%) e calçados (15%). Diferente das demais regiões, onde a maioria prefere comprar os presentes com antecedência, em Guarapuava, a maior parte (53%) dos entrevistados deixam para a última hora, esperando encontrar promoções e descontos especiais.

Rumos da Economia

.
O levantamento aponta, também, o sentimento do consumidor com relação ao atual momento econômico. Quase a metade dos consumidores paranaenses (45%), no geral, estão preocupados com o rumo da economia para os próximos meses, principalmente os de Cascavel (58%) e Londrina (50%) e Maringá (50%). Analisando por gênero, os homens (50%) estão mais preocupados que as mulheres (39%). Os mais esperançosos estão em Guarapuava, com 40% e Curitiba (34%).

*Com informaçãoes da FACIAP*