Notícias

04 de maio

Albergue de Guarapuava precisa de doações

Produtos de limpeza são a maior necessidade

.

O Albergue Noturno Frederico Ozanam, foi fundado em 1984 por iniciativa da Sociedade São Vicente de Paulo, um grupo da igreja católica que hoje é administrado pela Diocese de Guarapuava. O albergue atualmente é uma instituição privada de caridade, que acolhe diariamente pessoas que passam pelo município, ou que estão em situação de vulnerabilidade social, além de cidadãos que perderam suas moradias devido à desastres naturais.

.

A entidade beneficiente hoje é mantida grande parte com a ajuda de doações da comunidade, e com subsídio da prefeitura para o pagamento de salário dos funcionários. O local tem capacidade de 30 leitos masculinos e 30 femininos, dos quais, 10 são destinados à mulheres com crianças. Dentro do albergue, os atendidos tem acesso a estadia, roupa, alimentação e higiene pessoal, onde mensalmente são ofertadas em média 4.600 refeições por mês.

.

Muitas pessoas que chegam no albergue estão há meses sem comer uma refeição decente, sem trocar de roupa, sem ao menos tomar banho. Então nós resgatamos toda essa dignidade humana e fornecemos para a pessoa acolhida. conta, José Eduardo Padilha Silva, Gerente administrativo do albergue.

.

Embora seja proibida a entrada de pessoas sobre o efeito de álcool e drogas dentro da instituição, o albergue oferece amparo para que interessados sejam encaminhados ao tratamento adequado, além da oferta de cursos e oficinas profissionalizantes. A entidade também acolhe crianças e idosos em situação de abandono, que são atendidas por uma Assistente Social, e recebem encaminhamento ao que for necessário: saúde, educação, entre outros.

.

A entidade funciona de forma ininterrupta, 365 dias por ano, 24 horas por dia. Assim que a pessoa chega aqui, passa por uma entrevista para dar sequência no atendimento. Nós acolhemos muitas mães com crianças, e às vezes até irmãos que vem pedir ajuda, mas é importante ressaltar que a criança só pode ficar aqui, caso um responsável legal esteja acompanhando. pontua, Marina Malheiros, Assistente Social do Albergue.

.

Doações

.

A maior dificuldade de uma instituição beneficiente é o custeio das atividades exercidas, que incluem gastos com: água, luz, parte da alimentação e combustível. Hoje,  a entidade possui mais de 1.000 m² de área construída, e ainda precisa de ajuda através de doações de pessoas físicas e jurídicas para reformas e ampliações necessárias para continuar atendendo a comunidade.

.

Uma das principais carências, conforme ressaltado pelo gerente administrativo, é a necessidade de doações de produtos de limpeza, que faltam com frequência devido à limitação orçamentária. Veja abaixo quais itens podem ser doados para ajudar:

.

Alimentação:

  • Cestas básicas e carnes.

.

Produto de limpeza:

  • Água sanitária;
    Desinfetante;
    Amaciante;
    Sabão em pó;
    Multiuso;
    Rodo;
    Álcool;
    Esponja.

.

Higiene pessoal:

  • Sabonete;
    Pasta de dente;
    Escova de dente;
  • Shampoo.

.

As contribuições podem ser entregues pessoalmente na instituição ou feitas por meio de doações em dinheiro, utilizando os dados a seguir:

.Transferência barcária para o Banco Sicredi: Agência: 0703 e Conta: 89439-7

Pix: admalbergue1@gmail.com

.

Confira como são as instalações do albergue no link abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.