Internos da PEG produzem materiais para profissionais da saúde de Guarapuava

O tecido utilizado para a confecção dos materiais foi doado pela Acig, Rotary e Maçonaria

Jalecos, máscaras, fronhas e lençóis estão sendo produzidos pelos internos da PEG (Penitenciária Estadual de Guarapuava) para os profissionais da saúde de Guarapuava, com os 30.000 metros de tecido doados pelas entidades Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Rotary e Maçonaria.

“Desde o início da pandemia, a Acig tem buscado formas de atuar em prol da retomada do crescimento econômico da cidade, mas, entendemos também que é igualmente importante que a classe empresarial se una para contribuir com iniciativas de fortalecimento da estrutura de saúde de Guarapuava e região. Além dessa parceria com o Rotary e a Maçonaria, muitas outras ações sociais estão sendo lideradas pela Acig e por empresas da nossa cidade”, declara o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin.

Para confeccionar os materiais, o grupo de internos está contando com o treinamento da empresária Giany Maria Reitmeyer, com estrutura de equipamentos cedida pela Prefeitura Municipal. Ao todo, são 14 máquinas, sendo oito retas e seis Overclock, emprestadas por 90 dias para a PEG.

“Neste momento é necessário unir todas as forças pelo bem comum e saúde da coletividade. A Secretaria dispõe de máquinas para realização de cursos e demais atividades que, por ocasionarem aglomeração de pessoas, estão suspensos. Estamos cedendo para que possam beneficiar as instituições de saúde. Paralelamente, outras máquinas são usadas diariamente pela equipe da nossa pasta na confecção de máscaras”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

O diretor da PEG, Américo Dias Pereira, explica que o projeto conta atualmente com oito internos, mas nos próximos dias passará para 16.

“Assim que arrumarmos a rede elétrica da penitenciária, passaremos a contar com 16 internos na produção de materiais para os profissionais da saúde de Guarapuava. Os internos sentiram-se muito felizes por poder contribuir nesse momento de alguma forma. Muitas pessoas enxergam o sistema penitenciário só como uma forma de punição, mas a nossa unidade foi criada para efetivamente fazer a ressocialização do condenado, e iniciativas como essa contribuem para tal”, afirma o diretor da PEG.