Notícias

08 de fevereiro

Você é estagiário? Entenda como funciona o processo de contratação

Departamento da ACIG auxilia os estudantes desde o início até o fim do estágio

.

O Departamento de Estágios da ACIG (DEA) é responsável por filtrar os currículos cadastrados no site e encaminhá-los para o contratante. Após o empresário selecionar qual candidato se encaixa na vaga, é o DEA quem cuida de toda a documentação necessária para que o estagiário seja efetivado.

.

E quanto a você, estágio ou futuro estagiário, você sabe o que pode ou não pode fazer enquanto estiver no papel de estagiário, em comparação com um trabalhador sob regime CLT?

Direitos do estagiário: 

  • Ter um período de experiência: o estágio existe para aprendizado, portanto, o estagiário não precisa se sentir pressionado a chegar sabendo tudo desde o início;
  • Trabalhar sem contrato: o contrato é uma garantia tanto para o estagiário quanto para quem está contratando, sendo a forma de legalizar tudo. Além disso, se o processo de contratação começou pelo DEA, deve ser concluído por meio do DEA até o final;
  • Trabalhar sem um supervisor da sua área: o estagiário não pode assumir a responsabilidade de um setor e desempenhar as funções que um CLT teria. É necessário respeitar a Lei do Estágio.

.

Como o DEA pode auxiliar o estagiário:

  • Orientações: O DEA está sempre disponível para auxiliar o estagiário em qualquer dúvida que surgir;
  • Reclamações: Se o estagiário estiver enfrentando algum problema em seu local de trabalho ou com seu supervisor, ele pode entrar em contato com a equipe do DEA, explicar a situação e a equipe o ajudará da melhor maneira possível;
  • Documentação: O DEA é responsável por toda a documentação; o estagiário só precisa levar os papéis para que os responsáveis os assinem.
  • Serviço sem custo: desde o registro do currículo até o término do contrato, tudo é gratuito para o estagiário.

.

Conforme a Assistente Administrativa do DEA, Odaisa Mobius, uma das principais funções do departamento é estar presente em cada fase e auxiliar tanto o estagiário como o empresário.

O estagiário que passa por esse processo de contratação conosco tem a segurança de desempenhar o papel para o qual foi contratado, concilicando os estudos com o trabalho. Além disso, é crucial que o estagiário conheça seus direitos, como: não aceitar um período de experiência de três meses, pois é proibido pela lei do estágio, não fazer horas extras, não assumir funções de liderança, entre outras questões. Assim, ele será capaz de exercer sua função da melhor maneira possível e, quem sabe, ser efetivado.

.

Os estagiários que fazem parte do DEA e precisam de auxílio podem entrar em contato pelo WhatsApp (42) 98818-0852. Estudantes em busca de estágio podem cadastrar seus currículos no site:https://estagiosacig.com.br/ ou através do mesmo contato mencionado acima.

.

Confira mais sobre o assunto, clicando no link abaixo:

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.