Sebrae comemora 44 anos de defesa dos pequenos negócios

Fonte: Agência Sebrae

Os pequenos negócios correspondem a quase 99% das empresas no país, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por 52% dos empregos em todo o Brasil. Há 44 anos, comemorados no último dia 10, o Sebrae trabalha na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.

A última conquista foi alcançada no Congresso Nacional, no dia 4 de outubro, com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 25/2007 – Crescer sem Medo. Além do aumento do prazo de parcelamento dos débitos tributários, o projeto eleva, a partir de 2018, o teto anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 60 mil para R$ 81 mil, e cria uma faixa de transição de até R$ 4,8 milhões de faturamento anual para as empresas que ultrapassarem o teto de R$ 3,6 milhões.

“Ao longo dessas mais de quatro décadas, o Sebrae se fortaleceu como o grande amigo e defensor do empresário brasileiro. Muito já foi feito, mas ainda há enormes desafios para simplificar a vida do empreendedor e dar oxigênio para ele atravessar esse momento delicado da economia”, destacou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Para desempenhar o papel de fomentar o empreendedorismo, o Sebrae dispõe de uma rede com mais de 500 pontos de atendimento distribuídos em todas as unidades da federação, além de um portal com atendimento on line, uma central de atendimento telefônico e terminais de autoatendimento. A instituição oferece consultorias, treinamentos, palestras, seminários, publicações e um amplo conjunto de soluções para os donos de negócios nos mais diferentes estágios do empreendedorismo.

De janeiro a agosto deste ano, foram atendidos mais de 1,7 milhão de empreendedores. Somente no Portal Sebrae, 18,7 milhões de usuários acessaram a página e 94 mil pequenas empresas  concluíram capacitações em educação a distância. Nas redes sociais, a instituição soma 1,2 milhão de seguidores no Facebook, 236 mil no Twitter, 800 mil no Google+ e 87 mil no Linkedin.

O Sebrae também tem o papel de agente de desenvolvimento, com relevantes contribuições para o desenvolvimento territorial e na sua atuação direta no ambiente, como forma de contribuir para o benefício dos pequenos negócios. Acumula uma grande trajetória de estímulo às políticas públicas, que vai desde a criação do Simples Federal, em 1996, à aprovação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999, e à aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006.