Sebrae apresenta mapeamento do mercado de compras públicas

Nesta segunda-feira (11), a Acig sediou, em parceria com o Sebrae, evento para a apresentação do mapeamento de oportunidades do mercado local de compras públicas. A ação faz parte do Licita Fácil Guarapuava, lançado em agosto na Acig. Na ocasião, também foi lançado o Escritório Licita Fácil, para apoio às micro e pequenas empresas em processos de licitação.

Após breve discurso do presidente da Acig, Eloi Mamcasz, o consultor do Sebrae Agenor Felipe Krysa apresentou os dados do mapeamento realizado em cerca de dois meses. Quem deu sequencia ao evento foi Gilmar Barboza, diretor da Foward Consultoria, de Belo Horizonte, que palestrou sob o tema: Compras Públicas: Um bom negócio para o desenvolvimento local.

Mercado comprador pesquisado Segundo Krysa, 10 de 39 instituições em potencial, responderam à pesquisa: Câmara Municipal de Guarapuava, Correios, FAU (Fundação de Apoio à Unicentro), Prefeitura Municipal de Guarapuava, Sebrae, 16º BPM, Surg, Unicentro, UTFPR e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

De acordo com o mapeamento, a soma dos valores informados para o grupo de serviços pesquisados gira em torno de oitenta milhões. Já o total de compras públicas realizado pelas instituições nos últimos 3 anos é de duzentos e quarenta e oito milhões de reais.

Ainda de acordo com a pesquisa,  68% dos processos públicos de compras, no que diz respeito aos valores investidos, são realizados em Guarapuava, pelo órgão local; 8% é realizado em outro município, mas o fornecimento é feito em Guarapuava; e 23% é realizado em outro município e o fornecimento é feito fora de Guarapuava.

32 setores foram pesquisados, e os que se destacaram foram: obras de engenharia, equipamentos de informática, combustíveis e lubrificantes, alimentos e bebidas (exceto merenda escolar), pavimentação, serviços de manutenção em geral, serviços de limpeza e faxina, serviços de jardinagem, serviços de alimentação/coffee break e serviços de transporte de passageiros e cargas.

Mercado fornecedor pesquisado Já a pesquisa com o mercado fornecedor apontou que 67% das empresas pesquisadas nunca participou de processos de compras públicas através de licitação nos últimos 36 meses.

Dos 33% que alegaram terem participado de processos de compras públicas, 70% forneceu para a Prefeitura Municipal e 30% para o Governo do Estado.

74% das empresas pesquisadas alegaram não encontrarem dificuldades para participar das compras públicas através de licitações e 26% alegou ter encontrado dificuldades como reunir todas as informações solicitadas, burocracia e concorrentes.

Além disso, 55% dos pesquisados afirmaram não saber que existem oportunidades para micro e pequenas empresas se tornarem fornecedores do governo ou empresas estatais que compram por Licitações.

Do total das MPE pesquisadas, 72% tem interesse em fornecer produtos e serviços para compras públicas através de licitações.

IMG_8341 IMG_8339 IMG_8328 IMG_8314 IMG_8310