Rodada de oportunidades do Projeto Escola Também Compra reúne mais de 160 pessoas

Na última sexta-feira (30) mais de 160 pessoas participaram da Rodada de Oportunidades promovida pelo Projeto Escola Também Compra. O evento foi realizado na Faculdade Guairacá, e reuniu diretores e gestores financeiros das escolas estaduais ligadas ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e empresários de diversos setores que podem fornecer produtos e serviços para estas instituições como materiais de escritório, de informática, materiais de construção e elétricos, materiais esportivos, reformas, entre outros.

Na abertura do evento, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Rudival Kasczuk, lembrou que parcerias como a firmada para a realização do Escola Também Compra (que envolve além da ACIG e do NRE Guarapuava, a Secretaria Estadual de Educação e o SEBRAE) trazem inúmeros benefícios para toda comunidade. “Ao criar o ambiente para que escolas e empresas locais realizem negócios entre si, garantimos a movimentação de nossa economia, o que gera crescimento para todos”, destacou.

Para o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, professor Marlon Douglas Pires, o pioneirismo do Projeto permitirá que as escolas de Guarapuava e região consigam ser mais efetivas no uso da verba proveniente do Fundo Rotativo. “Ações como esta facilitam a utilização dos recursos públicos, garantindo a melhoria da educação pública”, avaliou.

Já o Gestor do SEBRAE Curitiba, Marcos Uda, enfatizou que o grande mérito do Escola Também Compra é trabalhar com as duas pontas do processo de compra, no caso as instituições de ensino e os fornecedores, que durante os meses de agosto e setembro participaram de workshops onde foram abordados assuntos referentes à compra direta. “Entendemos que a grande dificuldade é a falta de conhecimento sobre o processo. Ao capacitar o lado dos compradores e o lado dos empresários ambos começam a falar a mesma língua e há uma aproximação que gera oportunidades de negócios”, afirmou.

O Coordenador da CAF (Coordenadoria de Apoio Financeiro) da Secretaria Estadual de Educação, Manoel José Vicente, informou que o órgão já estuda levar o Projeto para outras regiões do Paraná. “Ao priorizamos que as escolas façam compras junto ao comércio local e regional fazemos com que os recursos dos governos estadual e federal cumpram com sua função social, ficando dentro dos próprios municípios”, disse.

Para a responsável pelo setor de prestação de contas da CAF, Angela Kubersky, o Escola Também Compra representa um avanço na gestão pública das escolas estaduais. “Este relacionamento entre escolas e empresas faz com que haja transparência no uso dos recursos”, esclareceu.

Antes de partirem para a rodada de oportunidades, empresários e representantes das escolas assistiram a uma palestra do consultor do SEBRAE Cleverson Salache. Em sua fala, Salache apresentou aos participantes uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em Guarapuava com números referentes a compras governamentais no município.

03-10-escola-tambem-compra-1