Notícias

15 de agosto

Receita Federal altera modelo de preenchimento do DBE e solicitações em andamento podem ser afetadas

Fonte: Assessoria Jucepar

A partir desta segunda-feira (15), no preenchimento do Documento Básico de Entrada – DBE, utilizado para a prática de qualquer ato perante CNPJ, o item “Participação do Capital Social” passará a ser coletado em moeda (real) e não mais em percentual. A alteração foi determinada pela Receita Federal, em função da implantação da fase 3 da Redesimples. A chefe de equipe de cadastro da Receita Federal, Sandra Eberle de Carvalho, comunica que em função dessa definição haverá uma Apuração Especial neste final de semana, dias 13 e 14 de agosto, que cancelará todas as solicitações em andamento que se encontrem nos seguintes estágios:

– Em preenchimento; Em tempo de DBE; Enviada para convenente sincronizado

– Recepcionadas por qualquer sistema: CNPJ Inter, Serviço Redesimples S05 ou outro estágio que não esteja deferida e gravada na base CNPJ, que envolvam eventos de entrada ou alteração de sócios no QSA, para as naturezas jurídicas que coletam atualmente a informação do percentual do Capital Social de cada sócio.

Ela explica que será exibida uma mensagem na seção “Consulta Situação do Pedido” na internet, informando que a solicitação foi cancelada de ofício pela Receita Federal. As demais solicitações terão prosseguimento normal.

Em resumo, as solicitações recepcionadas ou a recepcionar e que envolvam evento de inscrição (101) ou eventos que tenham entrada ou alteração de sócios no QSA que não forem analisadas até esta sexta-feira (12), serão canceladas pela Receita Feral e deverão ser refeitas a partir de segunda-feira (15).

A Junta Comercial do Paraná, na condição de integradora da Redesimples, e responsável pelos registos de pessoas jurídicas empresariais no Estado, imprimirá seus melhores esforços para mitigar as inconveniências decorrentes desse processo. Destacamos que as dificuldades serão passageiras, mas os benefícios permanentes.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.