Projeto Escola Também Compra promove rodada de negócios entre empresas e instituições de ensino

Lançado em julho deste ano, o Projeto Escola Também Compra chega a sua fase final com a realização de uma rodada de negócios que reunirá empresários locais e gestores financeiros das instituições de ensino ligadas ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE). O evento acontece no dia 30 de setembro, das 8h às 12 horas, na Faculdade Guairacá. Mais de 200 pessoas são esperadas.

O Escola Também Compra é um projeto piloto que surgiu através de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), o NRE Guarapuava, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) através de sua Coordenadoria de Apoio Financeiro (CAF) e o SEBRAE. Só até o final de 2016, as escolas do NRE de Guarapuava, que abrange oito municípios (além da sede também fazem parte do Núcleo Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Pinhão), receberão aproximadamente R$ 2 milhões provenientes do Fundo Rotativo.

Esta verba é destinada para aquisição de produtos e serviços úteis no funcionamento básico das unidades de ensino, e por isso dispensa o processo de licitação. Com o Escola Também Compra a intenção é aproximar as escolas dos comerciantes e prestadores de serviço, para que os mesmos possam realizar negócios por meio do sistema de Compra Direta e assim fazer com que estes recursos circulem dentro dos próprios municípios.

Para que o projeto chegasse à realização da rodada de negócios, foram promovidos durante os meses de agosto e setembro workshops reunindo gestores financeiros e empresários. Em um primeiro momento, o SEBRAE orientou as escolas sobre os aspectos legais da Compra Direta, a forma correta de se apresentar as prestações de contas referentes aos montantes do Fundo Rotativo e a importância de incentivar os micro e pequenos negócios locais.

Na segunda etapa o SEBRAE conversou com os empresários da região. Eles foram orientados sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, puderam conhecer quais as necessidades de consumo das escolas, e receberam informações sobre como formular orçamentos e estarem legalmente aptos para participar do processo de Compra Direta.

Segundo a Coordenadora do Setor Financeiro do NRE de Guarapuava, Margarida de Oliveira Lopes, o Escola Também Compra está preenchendo uma lacuna que havia entre as instituições estaduais de ensino e os empresários. “Este relacionamento entre as escolas e as empresas era o que estava faltando. Agora nosso comércio sabe como e o que deve fornecer, e os nossos agentes financeiros entendem a importância de prestigiar os empreendedores locais. Já estamos pensando em como ofereceremos essa formação no próximo ano”, afirma.

Para o Presidente da ACIG, Rudival Kasczuk, o projeto nasce como um incentivo para que mais órgãos públicos procurem os empresários da região na hora de solicitar orçamentos, já que muitos deles também utilizam o sistema de Compra Direta. “É muito importante que as empresas estejam capacitadas para abastecer as demandas desta parcela do mercado. Estes recursos contribuem para o desenvolvimento dos municípios. Isto é algo com que a ACIG se preocupa, por isso, futuramente, pretendemos estender este contato para os demais órgãos públicos locais”, destaca.

Rodada de Negócios do Projeto Escola Também Compra

Data: 30/09/2016