Projeto da ACIG leva tecnologia para idosas

NTI e Clube Soroptmista se unem para dar aulas de informática para mulheres

.

Através da união entre o Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIG, o Grupo Soroptimista e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), as mulheres guarapuavanas com mais de sessenta anos agora terão acesso a “Oficina de Inclusão Digital: vida online e offline”. O projeto visa ensinar essas mulheres como acessar a serviços públicos online, como utilizar os dados digitais, além de prepará-las sobre as violências e golpes que atravessam o meio digital.

.

Esse projeto nasceu da união entre a necessidade das mulheres que frequentam a Usina do Conhecimento e o pilar central do Clube Soroptimista, que é proporcionar às mulheres acesso ao conhecimento. A ideia é que, nesse processo de inclusão, possamos introduzir essa cultura digital, buscando promover a cidadania digital entre todas essas mulheres”, conta Ana Paula de Oliveira, coordenadora do projeto.

Doação dos computadores

.

A parceria entre o NTI e o projeto, surgiu após o empresário Rui Primak, um dos fundadores do núcleo, trazer a demanda para a entidade. A necessidade de computadores foi solucionada pela equipe do NTI, que através da parceria com várias empresas e ajuda dos nucleados, conseguiu entregar ao projeto a infraestrutura necessária, contando com dez computadores, armazenamento de dados e conexão à internet suficiente para realizar as atividades da oficina.

.

Isso tudo foi possível devido a ajuda de várias pessoas e empresas, como a organização da Festa do Soquete que doou os computadores.  Unimos todas essas forças e conseguimos toda a mão de obra e equipamentos necessários para entregar o projeto. pontua, Antonio Rogerio Szczepanik Junior, coordenador do NTI.

Como participar?

.

No momento, o curso possui uma única turma com dez vagas, porém, há planos futuros para expandir os dias de oferta e estender a oficina para crianças e homens com mais de sessenta anos. O objetivo é que essas mulheres estejam aptas a criar e gerenciar seus próprios e-mails, navegar em plataformas como Gov.br e outros serviços públicos, além de adquirir conhecimentos sobre o uso responsável das redes sociais, capacitando-as a orientar também seus netos e bisnetos no mundo digital.

.

As aulas serão realizadas na sede da Usina, todas as quintas-feiras, das 15h30 às 17h30, com início na próxima semana, dia 16 de maio. As inscrições para futuras turmas podem ser feitas na secretaria da Usina do Conhecimento, com prioridade no atendimento às mulheres neste momento.

Sobre o Clube Soroptimista de Guarapuava

.

O Clube Soroptimista de Guarapuava surgiu em dezembro de 1995 com a união das mulheres pelo ideal ajudar outras mulheres e meninas. O clube desenvolve várias ações em áreas como: combate a violência, capacitação, encorajamento, realização de sonhos, educação, saúde entre outros… O clube luta principalmente contra violência física, sexual e intelectual, além do combate ao tráfico de mulheres e a igualdade de classes.

.

Confira também a reportagem  em vídeo abaixo: