Programa estimula compras públicas com foco em pequenas empresas em Guarapuava

Representantes de órgãos e de entidades públicas participam nesta quinta-feira, dia 29, do lançamento do Programa Licita Fácil Guarapuava, que tem como objetivo aumentar a participação de micro e pequenas empresas do município em licitações, para que possam incrementar seus negócios e induzir o desenvolvimento local. O evento acontece às 7h45, na Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG).

O consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa, explica que a metodologia do Programa inclui o mapeamento das oportunidades de negócios relacionados às compras públicas e a aplicação de um questionário para as micro e pequenas empresas do município. “Vamos identificar o que é comprado no município de Guarapuava através do processo de compras públicas. Nosso objetivo é apresentar para os empresários locais as oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas em cada segmento. Paralelo a isso, estamos pesquisando os principais paradigmas existentes por parte dos empresários no que tange às compras publicas e qual seu nível de interesse em participar desse mercado.”

A apresentação do mapeamento à comunidade local será no dia 15 de outubro deste ano, em local ainda a ser definido. Após isso, segundo Agenor Felipe Kysa, serão definidas as capacitações que serão oferecidas às empresas compradoras e também para os fornecedores. “Todas essas ações visam facilitar o acesso de micro e pequenas empresas aos processos de compras públicas e usar o poder de compras dos órgãos e entidades publicas locais como um indutor de desenvolvimento”, assinala.

O presidente da ACIG – uma das entidades parceiras do Programa -, Eloi Mamcasz, reforça que, por meio do Licita Fácil Guarapuava, será possível que as empresas que participam dos processos de compras públicas consigam alcançar melhores resultados. “É um Programa que vai potencializar as oportunidades de negócios que são propícios para a nossa cidade”, diz.

Além disso, ele acredita que muitos empresários vão esclarecer dúvidas. “Às vezes, por falta de organização na própria empresa, o empresário deixa de concorrer pelo simples fato de faltar algum documento que é exigido ou porque desconhece o processo”, pontua.

Já o presidente do Observatório Social de Guarapuava, José Abel, acredita que quanto mais as empresas locais participarem dos processos de compras públicas, mais dinheiro será injetado na economia local. “Ganha a empresa que participa, como também o governo municipal, que gera mais tributos e ainda aumenta sua cota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servos (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS)”, exemplifica.

O delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em Guarapuava, Sadi Giongo, comenta que a importância do Programa. “Antes, o único meio dos empresários obterem informações a respeito dos processos licitatórios era através da figura do contador. A partir de agora, eles passam a ter um novo ponto de apoio, que é também o Sebrae, que vai capacitá-los e orientá-los sobre o assunto.”

Parceiros

Dentre os parceiros do Licita Fácil Guarapuava estão o Observatório Social de Guarapuava, Prefeitura Municipal, ACIG, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP/Campos Gerais), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava (Sincopuava) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Agência Sebrae de Notícias