Presidente da Acig palestra em audiência pública

Nesta quinta-feira (10), o presidente da Acig, Eloi Mamcasz, se reuniu com comerciantes ambulantes, entidades e políticos na Câmara Municipal de Guarapuava. O objetivo era discutir melhores condições e soluções para o comércio ambulante do município.

Eloi fez uma inspiradora palestra sobre o "ser empreendedor", destacando algumas características desta atividade e sobre os elementos fundamentais para a administração de empresas. Ele é empreendedor há 17 anos.

O presidente da Acig também apresentou dados sobre o micro e pequeno empreendedor no Brasil, destacando que das 5,7 milhões de empresas existentes no país, 99% são micro e pequenas empresas. Segundo Eloi, as MPE são responsáveis por 20%do PIB brasileiro e 60% dos empregos gerados no país.

Ao final da palestra, Eloi apresentou alguns tópicos que a Acig acha importante que sejam considerados em relação ao comércio ambulante. São eles: regras definidas e claras para todos; formalização; registro dos colaboradores; definições e licitações públicas; clara definição de horários permitidos; vigilância sanitária/fiscalização; qualidade do serviço/produtos; proibição de venda de bebidas alcoólicas; e participação em núcleos setoriais.

Muitos foram os questionamentos levados pelos comerciantes ambulantes, que compareceram em peso ao evento. A todo momento, as autoridades presentes afirmaram estar dispostas a ouvir a classe e a discutir, inclusive, a alteração de pontos defasados da Lei Orgânica Municipal.

Após debates entre os participantes, o presidente da Acig colocou a estrutura da entidade à disposição da comissão que será formada por comerciantes e órgãos em busca da solução dos problemas apontados.

CLIQUE AQUI para ver o case de sucesso apresentado pelo presidente.

IMG_7674 IMG_7676 IMG_7692