Plano de negócio lidera temas mais buscados na Biblioteca Interativa do Sebrae

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Como elaborar um plano de negócios é o assunto de maior interesse dos usuários da Biblioteca Interativa do Sebrae (BIS). Ele lidera a lista dos dez conteúdos mais buscados no portal e no aplicativo da BIS, que oferece gratuitamente o acesso a mais de cinco mil conteúdos produzidos pelo Sebrae e instituições parceiras sobre empreendedorismo.

As buscas sobre esse tema na BIS saltaram de 33.263 downloads no primeiro semestre de 2015, quando ele também ficou em primeiro lugar nos assuntos mais procurados pelos usuários, para 146.471 downloads no primeiro semestre de 2016. O aumento foi de mais de 335%.

“O aumento do desemprego reforçou o empreendedorismo por necessidade. Abrir uma empresa, porém, exige muito planejamento, por maior que seja a urgência em garantir uma nova fonte de renda”, alerta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif.

O plano de negócio também facilita o acesso do empreendedor a crédito. Ele é uma ferramenta que mostra ao banco que o projeto é financeiramente viável. Entre as informações necessárias para o plano de negócio estão a definição dos principais produtos ou serviços que o empreendedor deseja oferecer, a localização da empresa, o montante do capital a ser investido e que lucro espera obter do negócio.

Além do plano de negócio, outros três temas estão entre os mais procurados pelos usuários da BIS tanto no primeiro semestre de 2015 quanto no de 2016: como abrir uma loja virtual, que se manteve no patamar de 26 mil downloads;  como elaborar um planejamento estratégico de negócio, que passou de 5.454 para 15.206 downloads, um aumento de quase 180%; e food truck – modelo de negócio e sua regulamentação, que passou de 4.455 downloads para 15.330, uma evolução de quase 245% na comparação entre os dois períodos.

“Quem já possui um negócio, ou deseja abrir, pode contar com todo o apoio do Sebrae. O que não pode é confiar apenas na sorte: ser competitivo exige muito preparo. Além dos conteúdos disponibilizados na BIS, temos uma enorme quantidade de cursos e consultorias para cada perfil de pequeno negócio”, acrescenta Afif. Para conhecer as opções, basta procurar o Sebrae do seu estado, consultar o portal do Sebrae (www.sebrae.com.br) ou entrar em contato com o canal de atendimento 0800 570 0800.