Pesquisa mostra otimismo do comércio de Guarapuava para o Dia das Mães

A expectativa do comerciante guarapuavano é superior ao mesmo período do ano de 2020

São boas as expectativas de vendas dos empresários de Guarapuava para o Dia das Mães, data mais importante neste primeiro semestre. Em relação ao crescimento da economia, os empresários mostram-se preocupados, porém, esperançosos.

Através de uma pesquisa com seus associados, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) perguntou “Qual é a expectativa de vendas para o Dia das Mães de 2021 em relação ao mesmo período em 2020?”. Como resposta, 53% dos entrevistados acreditam que as vendas serão superiores, 31% declaram que serão iguais e apenas 16% dizem que elas serão inferiores.

Estes pontos reforçam as informações da Datacenso, empresa contratada pela Faciap para medir a expectativa dos empresários do comércio paranaense neste período de vendas aquecidas. A equipe de pesquisadores ouviu 1.000 empresários das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, mostrando expectativas na melhoria de vendas em todo o Paraná.

Em relação ao rumo da economia e o cenário de vendas para os próximos meses, a maioria dos entrevistados (54%) também se mostra preocupada, porém com expectativas de melhora.

“O momento é único em função da pandemia, de preocupação momentânea e otimismo com o futuro. Acreditamos que com o controle da pandemia, a economia vai retomar seu curso normal, com aumento da produção, de empregos e do consumo”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Paralisação na pandemia

A pesquisa Faciap mostra ainda que 61% dos lojistas afirmam que a pandemia continua afetando a vida do comerciante, sendo que 63% tiveram que fechar sua loja para cumprir protocolos de saúde.

Nesse período, os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade e, inclusive, investir no seu negócio para amenizar a queda nas vendas. 63% investiram na contratação de entregadores/delivery, em comunicação e em vendas on-line.

Dia das mães em Guarapuava

Para a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a data comemorativa é um período importante para a retomada econômica que Guarapuava precisa. “Durante a pandemia, o diálogo com nossos associados tem sido o melhor caminho para passarmos por esse momento. Por isso, criamos uma campanha gratuita com foco no mês das mães, buscando ajudar o setor comercial durante as vendas” comenta a presidente da Acig.

Minha Mãe é 10 segue até 28 de maio. São mais de 300 empresas participando da ação que está movimentando o comércio local. São R$ 10.000,00 em prêmios, sendo 10 vales-compras de R$ 500,00, 10 de R$ 300,00 e 10 de R$ 200,00.

O levantamento completo da pesquisa da Faciap está AQUI.