Perda de documentos deve ser registrada em B.O e em alerta na Acig

É comum pessoas que perdem documentos como RG, CPF e CNH registrarem um boletim de ocorrência (B.O) na tentativa de evitar que terceiros ajam de má fé com suas informações pessoais. O que poucos sabem é que, além de registrar o B.O, é necessário registrar um alerta de documentos na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). Assim como o B.O, o alerta é gratuito.

Segundo Paulo Roberto Santos, gerente administrativo da Acig, são freqüentes casos de pessoas que perdem seus documentos e os mesmos são utilizados por terceiros para abrir crediário no comércio local. O gerente afirma que quando a pessoa registra o alerta de documentos na Acig, este problema não acontece, pois no CPF da pessoa fica registrado que o documento foi extraviado.

“Recentemente, tivemos conhecimento de que um grupo de pessoas estava realizando compras no comércio de Guarapuava com documentos de terceiros. Segundo informações dos lojistas, os documentos eram roubados, mas, na hora da venda, eles não percebiam porque uma das integrantes do grupo estava usando uma peruca, alegando que está com câncer, por isso a aparência era diferente da foto do RG”, conta o gerente da Acig.

Ainda segundo Paulo Santos, a melhor forma de evitar este tipo de ação, é registrar o alerta de documentos na Acig assim que o documento for extraviado. “Ao abrir crediário, o estabelecimento consulta informações referentes ao CPF da pessoa, e quando existe o alerta de documentos, provavelmente a empresa não vai autorizar a venda, evitando o risco de fraude”, explica.

Registrar alerta de documentos na Acig é simples. Basta comparecer na associação portando o B.O, pois o alerta é feito na hora, e o serviço é gratuito. A duração do alerta é permanente, por isso, quando o documento for encontrado, é necessário retirar o alerta também na Acig. Para retirar o alerta de documentos, é necessário trazer o B.O utilizado para a abertura do alerta.

Para mais informações sobre este serviço gratuito, basta ligar no 3621-5566.