Notícias

11 de fevereiro

Para Acig, racionamento de água chama atenção para um problema ainda maior: a falta de planejamento

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), representante dos anseios da classe empreendedora do município e defensora do desenvolvimento local, vem por meio desta se pronunciar a respeito da falta de água que vem atingindo toda a cidade, problema que afeta diretamente toda a classe a qual a Acig representa, respingando também em toda a população.
Desde novembro estamos sofrendo com esse racionamento. Segundo a Sanepar, no ano passado aconteceram desabastecimentos resultantes de paradas programadas, de obras que seriam realizadas e para isso o serviço precisava ser interrompido. Porém, na segunda quinzena de janeiro esta falta de água foi se intensificando, principalmente, devido a falta de chuvas e o aumento do consumo pela população com as temperaturas mais altas.
Este é um importante momento para refletirmos sobre uma questão ainda maior: a falta de planejamento, bem como a falta de infraestrutura. Na maioria das vezes, só conseguimos perceber isto, quando a situação já está fora do alcance de ser resolvida de imediato, como está acontecendo esses últimos dias em Guarapuava, com a necessidade de se fazer rodízios de água entre os bairros.
A Sanepar justifica dizendo que está realizando investimentos em Guarapuava para acompanhar a demanda de consumo da cidade nos próximos anos. Já estão em andamento as obras de ampliação de 22 quilômetros de redes, de melhorias na rede de distribuição de água para otimização do sistema e de melhorias na Estação de Tratamento de Água.
Neste ano será licitado um novo reservatório de 4 milhões de litros, a ser instalado junto à Estação de Tratamento de Água, com valor estimado em R$ 5 milhões. Também está em andamento um estudo técnico preliminar para ampliação do sistema de abastecimento, pesquisa esta no valor de R$ 400 mil, para subsídio do projeto de engenharia.
Ressaltamos que a Acig acredita que a principal maneira de prevenirmos essa situação é com o desenvolvimento e a execução de um planejamento de saneamento permanente, por meio de uma parceria sólida entre o Poder Público, Sanepar e entidades de classe. Paralelo a isso, todos nós, precisamos nos conscientizar da importância do uso racional da água. Nesse sentindo é essencial evitar desperdícios e uso desnecessário.
Mais do que isso, gostaríamos de reiterar que estamos a disposição para trabalhar em parceria com os demais órgãos na execução de um projeto eficiente, que contribua para o desenvolvimento local, bem como para minimizar e evitar situações como estas que estamos vivenciando nesses últimos dias.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.