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Gestão Acig 2018-2020 é marcada pelo posicionamento político-estratégico em Guarapuava

A assessoria de imprensa da Acig fez uma entrevista com o empresário Cledemar Antonio Mazzochin, que esteve à frente da Acig no biênio 2018-2020, objetivando fazer um balanço das principais ações da gestão. Mazzochin entregou a presidência da entidade para a empresária Elaine Scartezini Meirelles no dia 1º de julho, que, junto com outros 16 diretores administrará a Associação até 2022.

    

CADA GESTÃO TEM O SEU PAPEL DENTRO DA ACIG. QUAL FOI O PAPEL DA GESTÃO 2018-2020 NA HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO?

Nós contribuímos para a compreensão de que sozinhos temos muita dificuldade de conseguir aquilo que almejamos, nós temos que criar a cultura de aprender a caminhar juntos. Nosso papel foi buscar congregar e unir as entidades de Guarapuava, pois, temos os mesmos desafios e alguns objetivos em comum.

 

Conseguimos mais aproximação também com o setor público, através da Prefeitura, junto ao prefeito, secretários e Câmara de Vereadores, deputados, senadores. Nesse momento conseguimos essa articulação, mas, sabemos que é resultado de uma construção de aproximação que vem sendo feita há muitos anos. Felizmente, talvez chegamos nessa gestão no momento de atingir o ápice dela, quando, de fato, nós e o poder público entendemos que precisamos dar a mãos, cobrar e apoiar na hora certa.

 

Abrimos as portas também para as instituições de ensino de Guarapuava, para que as faculdades e universidades estivessem mais presentes, dando a condição de trocar experiências, e trazer o know-how da academia para dentro da entidade.

 

Foram parcerias que deram certo, porque, juntos, tivemos muitas conquistas e eventos em conjunto.

 

QUAIS AÇÕES DA GESTÃO 2018-2020 O SENHOR DESTACARIA?

Quero ressaltar que, não que as ações menores não sejam válidas, até porque todas as ações feitas pela entidade têm validade, seja para um grupo maior ou menor de pessoas. Como, por exemplo, pedir para que não se faça recapeamento asfáltico num determinado lugar da cidade num determinado horário, porque complica o comércio. Não desmerecendo pequenas atitudes como essa, que também são importantes e impactantes, mas quero destacar alguns momentos da gestão:

 

A campanha Vote Certo, em que nós começamos uma cultura de discutir política, de compreensão de que falar de política não é algo ruim, muito pelo contrário. Nós temos que entender que nem todos os atores políticos são ruins, até porque se todos fossem nós é que fizemos a nossa parte errada no voto. Acredito que a maioria é boa, mas precisam de nosso apoio. Precisamos discutir política, para que a gente esteja mais próximo do cenário e proporcione que as pessoas boas tenham voz. Infelizmente não conseguimos dar continuidade à Campanha Vote Certo com o curso de formação de lideranças, o qual já temos o projeto pronto.

 

A aproximação com Portugal, momento em que trouxemos uma delegação de autoridades portuguesas para iniciar tratativas para nós conhecermos mais esse país e eles conhecerem mais Guarapuava. Assim, tiramos Guarapuava de um contexto local, regional e nacional, para colocar num contexto internacional. Muitas das nossas empresas têm negócios com a Europa, e Portugal passa a ser uma porta de entrada para o continente.

 

A fundação do Instituto de Pesquisa do Câncer, junto com o Hospital São Vicente e a Unicentro, também é um marco. É importante ressaltarmos que nessa conquista o senhor Odacir Antonelli foi uma figura fundamental, ele como nosso associado nos mostrou essa necessidade que a cidade tinha de auxiliarmos como entidade no desenvolvimento. Além disso, também contribuímos com a formatação do Cilla Tech Park, que é o Celeiro de Inovação de Guarapuava, através do nosso Núcleo de Tecnologia e Inovação, em parceria com as instituições de ensino, empresários, Sebrae, poder público e bairro Cidade dos Lagos. Com o funcionamento do Celeiro, elevaremos a cidade para outro patamar.

 

O fortalecimento do Natal, com a antecipação da "abertura" do clima natalino na cidade, através da Parada de Natal. A entidade, inclusive, contribuiu para aproximar mais ainda a prefeitura de Guarapuava e de Pato Branco, que nos apadrinharam na nossa última Parada de Natal, pelo know-how que eles detêm nesse tipo de festividade. Outra ação de Natal que se fortaleceu foi o concurso Brilha Guarapuava, com o resgate da tradição de enfeitar as casas e os comércios com símbolos natalinos e luzes, para esperar a vinda do menino Jesus. O valor cristão do Natal é muito importante, temos que estimular isso, não somente o lado comercial.

  

A criação da Comissão do Aeroporto, para contribuir com a celeridade das obras que estavam em fase final. O aeroporto estava saindo de um jeito moroso, porque precisava uma liderança no local para auxiliar outras lideranças que estavam trabalhando no mesmo projeto. A Acig propôs a criação de uma comissão de acompanhamento da obra, unindo representantes de diversas entidades de classe locais, inclusive com a participação da prefeitura. A comissão foi liderada pelo ex-presidente da Acig, Rudival Kasczuk, que fez um trabalho fantástico, contribuindo com a sincronização dos trabalhos. A criação da comissão das obras do Hospital Regional, que acompanhou as obras no período em que estavam em andamento através de visitas e reuniões. A Acig teve representação dentro desse grupo composto por lideranças do município.

 

As medidas tomadas no período de pandemia. Entre as principais frentes de atuação da entidade nesse momento constaram: estreitamento do diálogo com o poder público, entidades de classe locais e Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná); envio de ofícios ao poder público municipal com solicitações e sugestões que visam minimizar os impactos da crise nas empresas; envio de informações especializadas aos associados da Acig, principalmente referentes às questões jurídicas e contábeis; busca por soluções de crédito junto às instituições financeiras de Guarapuava; ações sociais que visam o fortalecimento da estrutura de saúde da cidade; elaboração de materiais informativos sobre o funcionamento do comércio e medidas de prevenção obrigatórias que devem ser adotadas; entre outras iniciativas.

 

A estruturação dos processos internos da entidade, que deixa o colaborador mais tranquilo, porque ele sabe, de fato, qual é a sua função e o resultado que tem que entregar. Tudo que se faz dentro da entidade é resgatando a história do porque ela foi criada, que é para melhorar a condição de trabalho, vida e negócio das pessoas que a compõem: os associados. Investimos em tecnologia, fizemos uma renovação no setor de informática da entidade. Criamos um site novo, com condição de navegação melhor. Nosso setor de comunicação produziu muitas informações especializadas para os associados nesse período, via revista, e-mail e mídias sociais. Melhoramos o Departamento de Estágios, treinando os estagiários que vão para dentro das empresas dos associados. O trabalho com o Certificado Digital ficou muito ágil e mais cômodo. Trouxemos uma cooperativa de crédito nova para nossa região, sem levantar bandeiras de marca, o cooperativismo precisa ser fortalecido como um todo, independente da marca. Entregamos uma entidade organizada e capitalizada, com as contas em dia e com um caixa que acredito dará tranquilidade para a nova diretoria administrar a entidade e pensar o estratégico dela. O operacional está organizado, fizemos o dever de casa para que a Associação tenha longevidade. Enfim, muitos foram os impactos positivos com a reorganização interna.

 

A formatação da Loja Virtual Acig, a gente entrega para a gestão 2020-2022 um novo produto da entidade. Esse é um projeto pensado desde o início da nossa gestão, como uma forma de ajudar os associados a extrapolarem as fronteiras da cidade, e a pandemia nos forçou a apressar o lançamento desse produto. A Loja Virtual é um projeto que proporcionará aos empresários terem um e-commerce com qualidade, facilidade e baixo custo.

 

A diversidade da composição da diretoria, com muitas mulheres e jovens participando como diretores. Não deixa de ser destaque também entregarmos a diretoria para uma mulher, e a forma como está composta a nova gestão, valorizando ainda mais mulheres, jovens e empresários novos para renovar a administração. Além disso, a diretoria atual foi montada contemplando empresários dos bairros, com isso, tiramos a entidade do núcleo do centro e valorizamos o forte e atuante comércio de bairros que temos em nossa cidade.

 

EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS INTERNOS, TIVEMOS MUITOS NOVOS NÚCLEOS NO PROGRAMA EMPREENDER, CERTO?

O Programa Empreender é a menina dos olhos da Associação Comercial. Quando nós entendermos o que é o Programa Empreender, qual é a força que os núcleos têm, eu não tenho dúvida que todas as empresas vão buscar se organizar por segmentos para se fortalecer. Há muitas gestões o Programa Empreender vem sendo implantado, mas é muito difícil criar cultura de união dos segmentos, são necessárias várias gestões para que ocorra esse fortalecimento. A nossa gestão assumiu quando essa cultura já estava mais amadurecida, talvez, por isso, a gente conseguiu formar tantos novos núcleos. É esse setor que renova a entidade, porque, o Programa significa mais empresários vindo para dentro da entidade com ideias novas.

 

NA SUA VISÃO, O QUE FALTOU A GESTÃO ENTREGAR?

Já presidi algumas entidades, e essa sensação de que eu poderia ter feito algo a mais, principalmente nos últimos dias, sempre vem à tona, na Acig não é diferente. Com certeza a diretoria queria ter trabalhado muito mais o estratégico, pensado projetos de desenvolvimento dos setores na nossa região, pra que a gente pudesse contribuir com o município trazendo ideias e sugestões para que superássemos o status de simplesmente fornecedores de matéria-prima para um processo de agregar valor ao que é produzido aqui.

 

Na nossa região o IDH é muito baixo, quando conseguirmos desenvolver a área de tecnologia, fazer com que as matérias primas da região sejam industrializadas aqui, não tenho dúvida que a gente começaria a mudar mais rápido a nossa realidade, com uma economia mais forte. Muitas vezes a gente vê o que falta como algo ruim, mas eu vejo como oportunidades de negócios, geração de mais empresas e empregos.

 

AO DEIXAR A PRESIDÊNCIA, O SENHOR PASSA A INTEGRAR A CONSELHO DE EX-PRESIDENTES DA ACIG. QUAL PAPEL ESSE CONSELHO DEVE ASSUMIR DENTRO DA ENTIDADE NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS?

Tem algumas propostas que acredito que o Conselho de Ex-presidentes pode contribuir. Uma delas é o projeto de formação de lideranças, que seria a continuação da Campanha Vote Certo. Outros projetos podem surgir a partir do momento que os ex-presidentes entenderem que eles ainda têm um papel junto à entidade. Confesso que, durante esses dois anos contei com uma Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Político, Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empresário, e também com o Conselho de Ex-presidentes. Eles podem não ter demonstrado uma atuação direta, mas de forma indireta, muitas das ações feitas vieram de sugestões deles. Estamos criando uma estrutura dentro da entidade que a fortalece cada vez mais. Quero aproveitar para valorizar também os colaboradores da Associação, tanto os que permanecem quanto os que passaram por aqui, cada um ao seu tempo deixaram a sua contribuição.

 

QUAL É A SUA EXPECTATIVA COM O TRABALHO DA NOVA DIRETORIA?

A expectativa é a melhor possível, porque a diretoria é muito boa. A composição ficou ótima, sangue novo, oxigenação, sem dúvidas essa diretoria vai surpreender a todos nós. Vamos ver um trabalho fantástico, não é um trabalho de continuação, é um trabalho dessa diretoria nesse momento que assume. Não podemos comparar um com o outro, cada voluntário dá o melhor de si. Desejo que tenham muita saúde, coragem, e continuem tendo sabedoria. No início de cada reunião nós invocamos Deus, para que sempre esteja dentro da nossa entidade e junto com os associados e comunidade, e essa diretoria vem também com esse espírito cristão de servir.

 

COMO ESSA EXPERIÊNCIA TE TRANSFORMOU COMO EMPRESÁRIO?

O conhecimento adquirido dentro da entidade, o acesso a informações, fortalece nossa caminhada como gestor. A experiência aqui, me faz voltar pra dentro do meu negócio e ver ele com mais carinho, com mais afinco, porque, nesses dois anos, a diretoria dispôs muito do seu tempo para a entidade, tempo que faltou dentro das empresas. Agora, voltamos oxigenados, com sangue novo e mais conhecimento.

 

Por isso, deixo um recado: para quem não é associado, se associe. Para quem é associado e não é nucleado, faça parte de um dos nossos núcleos. Queiram também estar junto à diretoria para contribuir, porque você vai aprender muito e melhorar o seu negócio. Não demore, faça parte logo.

 

QUAL RECADO O SENHOR DEIXA PARA A SUA DIRETORIA?

Perdão se não consegui fazer tudo aquilo que as pessoas esperavam e gratidão por aquilo que a gente conseguiu em conjunto.

 PRESTAÇÃO DE CONTAS - FINANCEIRO: