Capacitação oferecida a gestores de instituições de ensino marca o pontapé inicial do Projeto Escola Também Compra
Dos dias 29 a 31 de agosto aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) a primeira fase do Projeto Escola Também Compra. O workshop contou com a participação de cerca de 120 diretores e secretários das escolas que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, que além da cidade sede reúne instituições de ensino dos municípios de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.
Nesta etapa inicial, os gestores das escolas estaduais receberam orientações do Sebrae sobre a legislação vigente para prática de Compra Direta, que permite que as escolas adquiram produtos e serviços de primeira necessidade sem a obrigatoriedade do processo de licitação. Como esses produtos são comprados através do repasse proveniente do Fundo Rotativo, os gestores também foram orientados sobre a forma correta de realizar a prestação de contas destas verbas.
Em um segundo momento, marcado para os dias 13 e 16 de setembro, será a vez dos empresários passarem pelo processo de capacitação. Os representantes das empresas de comércio e prestação de serviços locais serão orientados sobre quais os critérios necessários para atuarem como fornecedores das escolas.
A terceira etapa do projeto, que acontecerá no final do mês de setembro, reunirá escolas e empresas em uma rodada de negócios. A médio prazo, o Escola Também Compra pretende criar um cadastro online das empresas aptas a oferecer os produtos e serviços, para facilitar o contato entre as mesmas e as escolas.
Sobre o Escola Também Compra
O projeto Escola Também Compra foi lançado em julho de 2016, após aproximadamente um ano de conversas entre a Acig, a Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar da SEED (Secretaria Estadual de Educação), o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e o Sebrae.
O principal objetivo da ação, pioneira em todo Paraná, é incentivar o processo de Compra Direta entre escolas e empresas, movimentando a economia local com a utilização dos recursos disponíveis via Fundo Rotativo. A intenção da SEED é estender o projeto aos outros 31 Núcleos Regionais de Educação existentes no estado.