Aprenda a utilizar o WhatsApp para turbinar as vendas

Pesquisa aponta que aplicativo é o mais eficaz no contato com o cliente

.

O Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é uma estratégia de negócios que foca nos clientes de uma empresa por meio de ações de Marketing, Vendas e Atendimento. Com a ajuda de um sistema CRM, é possível registrar e organizar o contato com os clientes, tornando a abordagem mais eficiente e baseada em dados, para ampliar as vendas.

.

Uma pesquisa recente, intitulada Panorama de Vendas 2024, desenvolvida pela RD Station, revelou dados importantes sobre as práticas de vendas no Brasil. Segundo o levantamento, 70% dos profissionais de vendas apontam o WhatsApp como o canal com maior taxa de sucesso no contato com clientes. No entanto, apenas 18% dos entrevistados integram o uso da ferramenta a um CRM, o que pode indicar uma lacuna significativa no aproveitamento desse recurso para otimizar os processos de vendas.

.

O WhatsApp, que atualmente conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo (sendo 200 milhões da versão Business), tem se consolidado como uma plataforma eficaz para a comunicação entre empresas e consumidores. Apesar do grande sucesso do canal, a baixa taxa de integração com sistemas de CRM pode estar limitando o aproveitamento pleno de seu potencial para vendas.

.

Tendências para otimizar o uso do WhatsApp nas vendas

.

No cenário atual, novas tecnologias têm surgido para aprimorar o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas, permitindo que as empresas ampliem sua eficiência e resultados. Algumas dessas inovações estão relacionadas a funcionalidades que melhoram a gestão e organização das interações com os clientes, facilitando o trabalho das equipes de vendas e aprimorando o atendimento ao consumidor.

Transcrição de áudio

.

Disponível em ferramentas como a SegSmart Web Plus e Blip ViraTexto, esse recurso permite transformar mensagens de voz em texto, facilitando a consulta e o armazenamento de informações importantes para futuros contatos. A transcrição otimiza o tempo dos atendentes, além de criar um registro preciso das conversas, que pode ser utilizado para melhorar estratégias de vendas e atendimento.

WhatsApp Flows

.

O WhatsApp lançou recentemente o WhatsApp Flows, um recurso da plataforma WhatsApp Business projetado para melhorar as interações entre empresas e usuários. Com essa novidade, as empresas podem transformar conversas longas e burocráticas em experiências rápidas e interativas, criando formulários diretos. A proposta é simplificar e agilizar o atendimento, permitindo que as empresas ofereçam um serviço mais eficiente e dinâmico, otimizando o relacionamento com os clientes.

WhatsApp múltiplos usuários

.

Para alívio das empresas, é possível usar o WhatsApp em vários computadores. Embora o recurso de WhatsApp múltiplos usuários não seja necessário para uso pessoal, é a melhor opção para empresas com muitas vendas. Isso facilita a conexão entre os atendentes e o acompanhamento das interações com clientes, permitindo uma transição mais rápida e eficaz entre os membros do time. O resultado é um atendimento ágil e eficiente, alinhado com as expectativas dos consumidores modernos, que buscam por respostas rápidas e soluções eficazes.

..

Confira mais dicas para o dia a dia de sua empresa:

.

• Organize e Segmente os Contatos: Use etiquetas para categorizar clientes: como “novos”, “leads”, “em negociação” ou “clientes fiéis”. Isso facilita a organização do atendimento e a personalização das ofertas.
  •  Automatize o Atendimento: Configure respostas automáticas para perguntas frequentes e mensagens de boas-vindas. Utilize as listas de transmissão para enviar ofertas, promoções ou novidades para vários contatos ao mesmo tempo, sem que eles vejam os outros destinatários.
  • Ofereça Atendimento Personalizado: Envie mensagens direcionadas de acordo com as necessidades de cada cliente, como recomendações de produtos ou promoções exclusivas.
  • Integre com o Funil de Vendas: Use o WhatsApp em conjunto com seu CRM ou outro sistema de gestão de vendas, registrando cada contato feito e o estágio em que o cliente está no processo de compra.
  • Compartilhe Conteúdos Visuais: Aproveite a facilidade de envio de imagens, vídeos e catálogos para apresentar seus produtos de forma atraente. Envie links com seu portfólio ou vídeos explicativos sobre seus serviços, ou produtos.
  • Realize Vendas Diretas: Feche vendas diretamente pelo WhatsApp: informe preços, condições de pagamento e combine a entrega ou envio dos produtos.
  • Use o Status do WhatsApp: O Status é uma ótima maneira de mostrar ofertas, lançamentos ou promoções relâmpago para todos os seus contatos de forma discreta. Atualize seu Status regularmente com novidades sobre produtos ou depoimentos de clientes.
  • Crie Grupos de Clientes Crie grupos específicos para diferentes perfis de clientes (como clientes VIP ou aqueles interessados em promoções), e compartilhe conteúdos exclusivos.

.

Essas ações ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentando as chances de conversão e fidelização.

*Com informações de Varejo S.A.*