17 de maio

Junta Comercial do Paraná e TRT renovam convênio para coleta de dados

Fonte: Assessoria Jucepar

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região renovaram o convênio que possibilita que magistrados tenham acesso direto e automático ao banco de dados da autarquia, que concentra informações dos registros de cerca de 2,5 milhões de empresas. A cooperação técnica entre as duas instituições facilita a localização das empresas e o acesso a informações importantes para a resolução dos processos que estão na fase de execução. Esse estágio do processo costuma ser o mais longo, em razão da necessidade de localizar bens das empresas devedoras que não cumpriram a decisão judicial. O acesso automático aos arquivos da Jucepar contribui para a celeridade processual, evitando a necessidade de encaminhamento de ofícios à autarquia para consultar os dados.

O presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, e o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, renovaram o convênio para mais cinco anos. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na sede do TRT-PR, em Curitiba (19/04), e contou com a presença do procurador regional da autarquia, Marcus Vinicius Tadeu Pereira.

De acordo com o presidente da Jucepar, o convênio permite à Justiça do Trabalho do Paraná acesso rápido ao acervo da Jucepar, gerando economia e celeridade ao órgão.  “A Junta Comercial do Paraná possuí mais de 120 anos de história em documentos arquivados. Essa parceria facilita o trâmite de informações, em prol dos paranaenses”, afirma Akel, destacando que o convênio faz parte do empenho da Jucepar em desburocratizar os seus serviços e proporcionar a redução de custos, aumentando a eficiência da gestão pública.