Investimentos internacionais estimulam pequenos negócios no Brasil

Fonte: Assessoria CACB

O Painel internacional do Al-Invest 5.0 debateu, durante o 3° Fórum Nacional CACB Mil, realizado no início da semana, no Rio de Janeiro, os desafios para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) na América Latina. O evento reuniu representantes de vários países beneficiados pelo projeto, que destina 25 milhões de euros para cooperação internacional, sendo 15 milhões por meio de fundos concursáveis e 10 milhões para fundos de execução direta por um consórcio de entidades do qual a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) faz parte.

O Programa AL-Invest 5.0 é executado pela CACB com a Câmara de Comércio de Lima (no Peru), a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai, a Associação Guatemalteca de Exportadores, a Câmara de Comércio da Costa Rica e a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, liderados pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia. Além disso, conta também com entidades parceiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Estados Unidos), a Câmara de Comércio de Paris (CCI França), a Eurochambres (Bélgica) e a Sequa (Alemanha).

O grande objetivo é estimular formas eficientes e duradouras para redução da pobreza e a melhoria na produção das micro e pequenas empresas, beneficiando 16 países em quatro anos.

A CACB já selecionou em 2016, para receber apoio do AL-Invest, 18 propostas de desenvolvimento e melhoria da produtividade e competitividade das empresas no país. Foram contempladas seis Associações e uma Federação dos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Paraná, que serão apoiadas para realizar sensibilização e motivação de empresários, criação de núcleos setoriais; participação em eventos de promoção comercial no Brasil e em outros países da América do Sul; melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços; e inovação em produtos e processos.

Além das ações que a CACB vai apoiar por meio do programa nas Associações Comerciais, outros dois projetos brasileiros foram selecionados para executar quase 1 milhão de euros na Primeira Chamada de Propostas para Fundos Concursáveis do Programa: os do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. No total, foram escolhidos 26 projetos na América Latina, que buscam beneficiar mais de 25 mil micro, pequenas e médias empresas da região, com feiras produtivas, missões empresariais, fomento a núcleos setoriais, capacitações e participação em fóruns, entre outras atividades. Panorama econômico das MPEs na América Latina

O vice-presidente da micro e da pequena empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado Neves, afirmou que as ACEs tem papel fundamental para o sucesso do AL-Invest 5.0: “Nossa participação neste novo desafio é consequência de um trabalho de mais de 20 anos, a partir do projeto Empreender, um case de sucesso brasileiro que permite que empresários de um mesmo setor se unam para criar uma situação competitiva no mercado e ganhar capacidade de negociação, com apoio do Sebrae. Trocando experiências nós chegamos a esta nova oportunidade e executar mais um projeto inovador de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas, com o apoio das nossas ACEs e de nossas lideranças, demanda grande esforço e trabalho. Tudo para garantir ao pequeno empresário, ao jovem empresário, à mulher empresária, enfim, à toda a sociedade, que, com este apoio financeiro da União Europeia, nós conquistemos grandes resultados”.