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Guarapuavanos preferem lojas físicas para comprar no Dia dos Namorados

Pesquisa também aponta que gasto médio será de R$ 213,46 por presente

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Nesta quarta-feira (12), celebra-se o Dia dos Namorados, a data faz referência ao amor entre os casais e é anualmente comemorado um dia antes dia de Santo Antônio, também conhecido como o Santo Casamenteiro. No Brasil, a data comemorativa foi introduzida em 1949, por João Dória, empresário do ramo de publicidade, que buscava elaborar um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do dia dos namorados no Brasil.

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Pela grande importância para o comércio, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) encomendou uma pesquisa sobre a expectativa de compras do consumidor paranaense. O estudo foi conduzido pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, com o objetivo de avaliar a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras no Dia dos Namorados.

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Perfil

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A pesquisa contou com respostas de 600 consumidores paranaenses, dos quais 79 eram de Guarapuava. Quanto ao perfil do consumidor guarapuavano entrevistado, mais da metade pertence ao gênero masculino (61%), com faixa etária de 36 a 45 anos (30%).

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Preferência de preço e variedade

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A maior parte (74%) dos consumidores tem o hábito de comparar os preços antes de comprar, sobretudo mulheres e aqueles com idade entre 26 e 35 anos. De acordo com o levantamento os consumidores de Guarapuava planejam gastar em média R$ 213,46. Em todo o Paraná, a média de gasto com o presente é de R$ 236,60.

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Em relação ao momento de compra, embora a maioria procure comprar com antecedência, quase metade dos consumidores na cidade costumam deixar para última hora (49%).  Dentre os presentes mais escolhidos pelos guarapuavanos, se destacam: roupas (37%), chocolates (28%), flores (28%) e perfume/cosméticos (25%).  Além disso, quando questionados sobre a maneira que pretendem comemorar a data, quase metade respondeu com um almoço ou jantar em restaurante (44%) ou jantar em casa (44%).

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Qualidade e divulgação

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Em todo o Paraná, o elementos mais atrativos para os consumidores em uma loja geralmente são o atendimento (57%), seguido pela qualidade dos produtos (53%). Priorizar o atendimento, investindo no treinamento da equipe para assegurar um serviço de excelência, pode ser um diferencial competitivo, pois é o principal fator que atrai os consumidores.

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A pesquisa também destaca que a maioria dos consumidores considera importante ou muito importante que as lojas físicas usem redes sociais para promover as vendas (88%). Reforçar a presença digital, especialmente nas redes sociais, é fundamental para envolver os consumidores e impulsionar as vendas, principalmente agora que a utilização da internet para comparações e compras é cada vez mais comum.

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Preferência de local e forma de pagamento

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A cidade de Guarapuava se destacou com o maior número de consumidores que preferem ir até a loja física para comprar seus presentes (68%), apesar de a maioria dos consumidores paranaenses optarem pela busca na internet (41%). As formas de pagamento preferidas pelos consumidores são à vista no cartão de crédito (35%), seguido por pagamento à vista via PIX (23%) e a prazo no cartão de crédito (19%).

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*Com informações FACIAP*