Grupo Santa Maria doa 18 toneladas de alimentos ao Projeto Mesa Brasil

Os alimentos e roupas arrecadados serão distribuídos para mais de 60 entidades sociais de Guarapuava e famílias de Goioxim

Durante todo o mês de setembro, os mais de 600 colaboradores do Grupo Santa Maria mobilizaram-se para arrecadar alimentos e roupas, através de uma gincana integrante ao SIPATMA (Semana Interna De Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) da empresa. O resultado da ação foi revelado nesta quarta-feira (2), no Sesc Guarapuava, ocasião em que 18 toneladas de alimentos e mais de 23 mil peças de roupas foram entregues ao projeto Mesa Brasil, coordenado pelo Sesc.

Para a gincana, os colaboradores foram divididos – através de sorteio – em 11 grupos, liderados por gerentes e diretores da Santa Maria.

“Nesse tipo de ação, a gente consegue descobrir talentos, potenciais que estavam atrás de uma máquina de escritório. Temos na missão da Santa Maria o desenvolvimento da sociedade, e em nossos valores a responsabilidade socioambiental. Nossos 670 colaboradores demonstraram que estão alinhados com a missão e valores da empresa”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional do Grupo Santa Maria, Flávio Bizerra.

Cada um dos grupos desenvolveu estratégias de arrecadação. Alguns optaram por estratégias de comunicação nas mídias sociais, outros mobilizaram amigos e familiares, ainda alguns fizeram intervenções nos supermercados da cidade pedindo o apoio da população, entre outras táticas. A equipe amarela, liderada pelo diretor de negócios Mario Cesar Sterza foi a grande vencedora da gincana.

“Cada um da equipe pagou um valor, com isso nós compramos um prêmio e fizemos uma rifa. Na medida em que vendíamos a rifa íamos comprando alimentos. Isso gerou muito engajamento na nossa equipe, tanto que até os últimos minutos de prazo nós estávamos arrecadando alimentos para garantir a primeira colocação na gincana”, conta o diretor de negócios.

No início da gincana, a meta de arrecadação era de três toneladas, ou seja, as equipes arrecadaram seis vezes mais do que a expectativa. O empenho dos colaboradores consolidou a gincana como uma ação permanente do Grupo, que deve se repetir anualmente.

“Com alguns dias de campanha, chegou um momento que a nossa maior preocupação era como a gente ia armazenar e distribuir esses alimentos e roupas, porque a movimentação superou as expectativas. Então, os representantes da Mesa Brasil apresentaram o projeto para nós e fechamos essa parceria”, declara o presidente da Cipa da Santa Maria, Augusto Junior.

O Projeto Mesa Brasil é coordenado pelo Sesc, e, somente em 2019, já distribuiu 120 toneladas de alimentos em Guarapuava.

“O Projeto atende pessoas cadastradas através de instituições sociais da cidade, o Sesc segue uma série de critérios para cadastrar essas instituições e garantir a transparência do projeto. Em 2019, temos 66 instituições cadastradas, sendo quase 11 mil pessoas atendidas”, explica o gerente do Sesc Guarapuava e representante da Mesa Brasil, Eudis Murilo Sottoriva.

Para o CEO do Grupo Santa Maria, Marcelo Vieira, ações como esta ajudam a transformar a realidade social da região.

“Temos uma região com deficiências, muitas famílias carentes. O Brasil todo, infelizmente, vive essa realidade de desigualdades. Eu só tenho a agradecer a todas as equipes da Santa Maria que se empenharam para chegar a esse resultado. Espero que as entidades que receberem esses alimentos façam bom uso”, conclui Vieira.