Notícias

11 de novembro

Gestão Financeira Pessoal ajuda a evitar contratempos

Uma boa parcela das pessoas que possuem débitos junto às empresas apresenta a mesma dificuldade: como gerenciar o próprio salário? Neste sentido, especialistas aconselham que se faça um controle financeiro pessoal, para que os consumidores possam identificar todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem mensalmente e assim, consigam se organizar.

Recomenda-se que o fluxo de dinheiro mensal seja registrado em uma planilha. Existem vários modelos delas, que podem ser encontrados na internet e se adéquam à necessidade de cada um. Antes de começar a listar os itens da tabela é importante levar em consideração três perguntas:

1) Quanto ganho por mês?

2) Quais são minhas despesas fixas e sazonais?

3) Estou conseguindo poupar dinheiro?

O ideal é que as despesas mensais fixas não ultrapassem 70% do que o consumidor ganha, para que ele possa poupar e investir parte deste montante e esteja pronto para enfrentar possíveis imprevistos. Atitudes como controlar os gastos do mês, estabelecer prioridades e metas, aprender a utilizar o cartão de crédito sem abusar e planejar os gastos são vitais para que suas finanças se mantenham em perfeita ordem.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.