Faciap integra comitê que vai discutir como diminuir burocracia enfrentada por empresas ao pagar tributos

Fonte: Assessoria Faciap

Um comitê vai discutir como diminuir a burocracia que as empresas enfrentam ao pagar tributos estaduais. Entidades, governo e deputados assinaram a criação do comitê na última quarta-feira (20) em uma reunião na Assembleia Legislativa. A Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, é uma das entidades integrantes. Fazem parte ainda do comitê Fecomércio, Federação do Comércio do Paraná, a ACP, Associação Comercial do Paraná, Sescap, sindicato que representa as empresas de serviços contábeis e Receita Estadual. A iniciativa foi do deputado Guto Silva.

O encontro ocorreu na presidência da Assembleia Legislativa. Os parlamentares irão mediar o diálogo entre o governo do estado e os empresários, que pedem que a cobrança dos impostos, chamadas de obrigações tributárias acessórias, seja simplificada.

Na reunião, os representantes das entidades argumentaram que a competitividade do Paraná é abalada por conta da burocracia, já que o empresário tem custos adicionais para conseguir reunir todas as informações solicitadas pelo Fisco. O coordenador da Receita Estadual, Gilberto Calixto, afirmou que a Secretaria Estadual da Fazenda se compromete a facilitar a cobrança.

O deputado Guto Silva disse que o comitê deve ser um palco permanente e afirmou que em quinze dias haverá outra reunião para tratar da continuidade do trabalho. Outras pautas serão discutidas.

Também foi assunto da reunião desta quarta-feira na Assembleia o projeto que será apresentado no próximo dia 27 pela Secretaria da Fazenda que trata da cobrança de devedores contumazes. Esses empresários que devem ao Fisco geram concorrência desleal, já que conseguem cobrar preços abaixo dos de mercado por não pagarem os tributos.