Evento discutiu perfil do consumidor guarapuavano

Na noite de ontem (29) cerca de 80 empresários e profissionais da área de marketing estiveram na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava participando da palestra De Olho No Mercado – Guarapuava em Números. A palestra foi conduzida pelo Diretor de Marketing da RPC, Marcos Franco. O projeto De Olho No Mercado é uma iniciativa da RPC em disseminar entre o meio empresarial das principais cidades do estado os hábitos de consumo da população local. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. Em Guarapuava, uma parceria entre a Associação e a RPC permite que desde 2014 estas informações sejam divulgadas na Revista Acig.

Segundo Franco, o perfil consumidor do município apresenta algumas particularidades que o diferem do restante do Paraná. “Nós temos que entender que conhecer este perfil pode ser um benefício na hora de divulgar, trabalhando com diferenciais que sejam atrativos na comunicação e na venda”, enfatizou. O Diretor de Marketing da RPC destaca o grande número de pessoas solteiras na cidade, acima da média do Paraná, e a predisposição da população em se dedicar a atividades voltadas para o convívio familiar.

Empresário do ramo imobiliário em Guarapuava, José Losso Neto revelou que conhecer o perfil dos clientes tem sido bastante útil no momento do atendimento ao cliente. Ele comentou também que alguns aspectos abordados na palestra já são percebidos no cotidiano de sua empresa no momento de fechar as negociações. “Essas informações são úteis não só para o marketing, mas também para a construção dos imóveis. O fato das pessoas receberem amigos e família em casa, por exemplo, é algo que a gente já nota. Ao comprar, o pessoal questiona muito sobre a área de lazer dos imóveis”, disse.

Para o empresário Luiz Manoel Oliveira Martins, proprietário de uma das maiores redes de farmácias de Guarapuava, as informações referentes ao comportamento do consumidor representam uma ferramenta a mais na hora de traçar as estratégias de marketing da empresa. “Temos bastante experiência no atendimento ao consumidor, mas realmente não temos estudos técnicos do nível que foi apresentado hoje. Procuramos transformar este tipo informação, para que ela dê retorno para a empresa”, afirmou.

Já o presidente da Associação, Eloi Laércio Mamcasz, explica que a ideia de divulgar os dados do perfil psicográfico do consumidor guarapuavano apontado na pesquisa junto aos meios de comunicação da Acig surgiu da necessidade de preparar o empresário para a rapidez do mercado atual. “Na dinâmica do mercado de hoje existem modificações de conceito a todo momento. São mudanças de hábitos e necessidades do consumidor. É preciso que os empresários tenha assertividade nos investimentos na área de marketing e propaganda. Como e de que forma fazer a mensagem chegar a quem tem que chegar, trazendo o retorno esperado”, ressaltou.