Empresas inteligentes investem em pessoas, afirma Eugênio Mussak em Congresso da Faciap

Fonte: Assessoria Faciap

Há empresários que acreditam que o melhor é não investir em pessoas para não correrem o risco de criarem concorrentes. E, muitas vezes, contentam-se em conviver com colaboradores medíocres. O que eles não percebem é que haverá impacto no atendimento ao cliente. A afirmação foi feita pelo professor Eugênio Mussak, professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas, em palestra no Congresso Empresarial Paranaense organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), nesta quinta-feira (01), em Foz do Iguaçu. “Não existe nenhuma empresa inteligente hoje que não tenha um investimento em desenvolvimento de pessoas”, afirmou.

Mussak falou também sobre o desenvolvimento de equipes nas empresas e como fazer com que haja compromisso com a excelência. “Uma equipe é um grupo de pessoas, mas um grupo de pessoas não é necessariamente uma equipe”, disse. De acordo com o professor, em uma equipe, todos precisam ter o mesmo objetivo e as competências devem ser complementares, em um quebra-cabeça de capacidades. Também é necessário existir respeito aos mesmos valores, sinergia e confiança. “Se as pessoas tiverem um horizonte e souberem o quê, por que e como fazer, elas estarão comprometidas”.

Depois da palestra, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campgnolo, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, fizeram um debate com Eugênio Mussak sobre gestão de pessoas e liderança. “A postura da liderança pode mudar a cultura da empresa. Por isso, os líderes precisam fazer uma análise todos os dias de quem são e do seu desempenho”.