Em um ano Acig registra desenvolvimento expressivo

Esta semana a diretoria executiva da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) teve acesso ao diagnóstico do último ano de trabalho da entidade. Desde a posse da atual gestão, em julho de 2012, a Acig implantou o Programa Capacitar, um programa com metas e acompanhamento contínuo da prestação de serviços da associação. O resultado superou as expectativas.

O principal objetivo do primeiro ano do Programa Capacitar na Acig era o fortalecimento do associativismo interna e externamente e, em contrapartida, ampliar o vínculo com os associados. Para alcançar o objetivo, diretoria, conselheiros e colaboradores se engajaram na melhoria da prestação de serviços, na promoção do associativismo e desenvolvimento local.

Segundo dados apresentados por Iraci Salete Mataczinski, consultora do Capacitar, em um ano de engajamento, o desenvolvimento organizacional da Acig cresceu quase 40%. A entidade foi avaliada nos quesitos: processos internos, clientes, finanças, recursos humanos, desenvolvimento local, cultura associativista e prestação de serviços.

“O desenvolvimento de uma associação comercial não beneficia apenas ela mesma e seus associados, também beneficia a realidade do município, porque o trabalho deste tipo de entidade de classe é melhorar a qualidade empresarial. Se a associação comercial vai bem, e com a oferta de produtos e capacitações faz com que as empresas se desenvolvam, a cidade também vai bem”, afirma a consultora.

Na época do planejamento do Capacitar, colaboradores, diretores e conselheiros se uniram para o planejamento estratégico das ações da Acig e foram inclusive responsáveis pela nova missão, visão e valores adotados pela entidade em 2012.

A colaboradora Giselle Juliana do Amaral está na Acig há 10 anos. Ela conta que, desde que entrou na associação, este foi o ano mais intenso, pois além de organizacionais, as mudanças foram estruturais. “Logo no começo da nova gestão fomos surpreendidos com a retirada das divisórias dos setores da Acig. Como toda mudança, foi estranho no começo, mas logo nos adaptamos e percebemos que realmente era melhor, assim como todas as mudanças que vieram a seguir.”

De acordo com a consultora Iraci, um dos aspectos mais interessantes da pesquisa realizada pelo Programa Capacitar foi em relação à imagem que pequenos empreendedores tinham da Acig. “Muitos pensavam que a entidade é apenas para a ‘elite empresarial’ e hoje eles percebem que a associação está de portas abertas a todos, do pequeno ao grande”, conta.

A associação já tem novas metas, e a consultora acredita que novamente elas serão alcançadas.