Notícias

29 de maio

Confira o horário do comércio no feriado de Corpus Christi

As lojas do centro fecham na quinta-feira. O shopping funciona normalmente

.

Nesta quinta-feira (30), é celebrado Corpus Christi, data marcante para a Igreja Católica, e comemorado por algumas igrejas anglicanas, que ocorre sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa. Apesar de ser considerado um dia facultativo no município, grande parte do comércio guarapuavano estará de portas fechadas, por decisão de um acordo firmado entre o SICOMÉRCIO (Sindicato dos Lojistas do Comércio) e o SINDIGUA (Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava), na Convenção Coletiva de Trabalho.

.

A data é celebrada como o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia, o qual, na tradição católica, é realizado como uma maneira de lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nele, o pão representa o corpo de Cristo, e o vinho simboliza o sangue de Cristo.

.

No século XIII, durante o papado de Urbano IV, foi oficialmente estabelecida a comemoração da Eucaristia, influenciada pelos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga nascida em 1193. Juliana teve visões e sonhos que inspiraram a criação de uma festa para honrar o sacramento.

.

No Brasil, uma tradição popular no feriado de Corpus Christi é a criação de tapetes, uma prática introduzida pelos portugueses. Os tapetes são elaborados em diversas regiões do país, e podem ser feitos com materiais como serragem, borra de café, areia e etc. O intuito é retratar símbolos e cenas com grande significado para a fé católica.

.

Horário de funcionamento do comércio

.

A convenção coletiva de trabalho diz que é proibido o trabalho dos funcionários do comércio nos feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme determina o Artigo 70 da C.L.T. – Consolidação das Leis do Trabalho, salvo negociação coletiva.

.

Por isso, as lojas funcionam até quarta-feira (29), fecham na quinta-feira (30), mas reabrem na sexta-feira (31) das 9h às 18h. O atendimento do comércio de Guarapuava em dias normais é de segunda à sábado das 9h às 18h.

.

Já o Shopping Cidade dos Lagos, que não segue a mesma convenção, terá o horário de funcionamento de feriado. As lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21h. O atendimento da praça de alimentação independente de feriado é das 11h às 22h.

.

Eventos no dia 30

.

No Parque de Exposições Lacerda Werneck, a partir das 15h, ocorrerá a celebração de Corpus Christi, presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, CP. Após a celebração, os fiéis seguem para a procissão que passa pelos tapetes, e termina com a chegada à Catedral Nossa Senhora de Belém.

.

Além do feriado, começa também nessa quinta-feira (30), o Engenharíadas Paranaense 2024, maior evento esportivo entre atléticas de Engenharia e Arquitetura do sul do Brasil, que tem duração de quatro dias, de 30 de maio a 02 de junho. O evento que ocorre em Guarapuava esse ano, promete aquecer o comércio e conta com a participação de atléticas de todo o estado do Paraná, além de convidadas do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

.

Os participantes irão competir em diversas modalidades esportivas, incluindo basquete, vôlei e atletismo, além de disputas tradicionais de bateria e cheerleading. Para além das competições, também ocorrerão festas no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, que visam promover a integração entre os estudantes.

.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.