Começou na segunda o período de declaração de ITR

Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Guarapuava

Começou na última segunda-feira, 22, no Sindicato Rural de Guarapuava, o período para os produtores rurais realizarem sua declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo para o procedimento vai até o próximo dia 30 de setembro. Devem declarar o imposto os proprietários de áreas rurais acima de 30 hectares. Estão isentos os que têm propriedades abaixo daquele limite. Para isso, no entanto, é preciso que a área não esteja em condomínio e que o proprietário não possua imóvel urbano. No ano passado, o Sindicato Rural de Guarapuava realizou 787 declarações de ITR para produtores rurais.

Se na hora de pagar impostos muitos são os que deixam para a última hora, há também quem prefira resolver tudo logo de início. Esta foi a opção dos irmãos Fábio Luiz de Siqueira e Marlon Fernandes de Siqueira. Produtores rurais do distrito de Entre Rios, em Guarapuava, onde cultivam erva-mate e nogueiras pecã, eles não se intimidaram com a segunda-feira de temperatura abaixo de zero. Já de manhã, compareceram ao Sindicato Rural para declarar o ITR. “Foi já para evitar correria”, explicou Fábio. “É interessante declarar os impostos no prazo certo. A gente tem a ideia de correr atrás de financiamento e aí tem de estar tudo em dia”, completou Marlon.

Como todos os anos, o Sindicato Rural atenderá para declarações de ITR em seu horário normal: de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. A entidade está situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon. Mais informações: (42) 3623 1115.