Notícias

07 de junho

Com bandeira laranja, comércio reabre em Guarapuava nesta segunda-feira (7)

Com sistema de bandeiramento, comércio abre as portas após 19 dias fechados

 

No último domingo (6), foi assinado os decreto nº 8.754, que regulamenta o sistema de bandeiramento, e nº 8.755 estabelecendo a bandeira laranja e as novas medidas sanitárias que entram em vigor nesta segunda-feira (7).

 

A Matriz de Risco foi adotada pela primeira vez para definir qual bandeira e quais restrições sanitárias e protocolos de prevenção devem ser impostos à população da cidade para diminuir a disseminação do vírus.

 

Como funcionam os critérios epidemiológicos?

 

A Matriz de Risco define qual é a bandeira a ser adotada. Os parâmetros são compostos por dados de ocupação de UTIs, ocupação leitos clínicos (enfermaria), estimativa de esgotamento capacidade de leitos, variação do número de óbitos (14 dias), variação do número de casos (14 dias) e a taxa de positividade para covid-19. Cada critério avaliado recebe uma pontuação que vai de 0 a 42, quanto maior a pontuação, maiores são as restrições aplicadas.

 

Bandeira Laranja

 

Com a adoção do sistema de bandeiramento, cinco cores vão indicar a gravidade da situação epidemiológica do município, indo da verde, onde não há restrições, até roxa, quando tudo deve ser fechado e não há circulação de pessoas (lockdown).

 

A troca de bandeiras ocorrerá sempre de forma gradual das medidas mais graves para as mais brandas, passando obrigatoriamente por cada cor na ordem decrescente, ou seja, da roxa para a vermelha, da vermelha para a laranja e assim por diante.

 

Já se ocorrer o agravamento da situação epidemiológica, as cores podem mudar abruptamente de uma bandeira mais branda para uma de medidas mais drásticas, indo da amarela, por exemplo, para a roxa. A avaliação será feita a cada semana epidemiológica e as mudanças continuam sendo impostas mediante decreto.

 

Clique AQUI para conferir as atividades e restrições impostas pela bandeira laranja

 

Fonte: Secom (Prefeitura de Guarapuava)