Certificado Digital obrigatório para a RAIS é fornecido pela Acig

O prazo para entrega da RAIS 2013 (Relação Anual de Informações Sociais) termina no próximo dia 21 de março. Neste ano, todos os estabelecimentos que possuem onze ou mais empregados deverão transmitir a declaração utilizando um Certificado Digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública. Para a operação, empresários guarapuavanos podem adquirir o Certificado Digital na Acig. A entidade oferece descontos para associados. O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica as pessoas físicas e jurídicas com segurança. Conta com uma tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações. O documento também garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens em diversos tipos de transações eletrônicas. Empreendedores individuais que não possuem funcionários não precisam entregar a RAIS. Já os estabelecimentos que não tem empregados são obrigados a entregar a RAIS Negativa. As empresas são obrigadas a manter arquivados, durante cinco anos, à disposição do trabalhador e da Fiscalização do Trabalho, o relatório impresso ou a cópia dos arquivos e o recibo de entrega da RAIS. Mais informações sobre o Certificado Digital da Acig pelo 3621-5513.