Campanha vai orientar contribuinte sobre a declaração do IR

Fonte: Assessoria Sescap

Os contribuintes que ainda têm dúvidas para preencher a Declaração do Imposto de Renda, cujo prazo expira no dia 30 de abril, terão orientação gratuita nos pontos de atendimento da campanha Declare Certo, nesta sexta-feira, 10 de abril, das 8h30 às 17 horas, em Curitiba e em mais 10 cidades paranaenses. Excepcionalmente, em Foz do Iguaçu, a ação acontece das 12h às 22h. Em Guarapuava, a ação acontece no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Clube Guaíra.

Nesse dia, empresários contábeis, colaboradores do SESCAP-PR e funcionários de empresas de contabilidade vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuarem de maneira voluntária como orientadores do imposto de renda. “Os contribuintes que buscam orientações normalmente são aqueles que fazem a própria declaração, sem a ajuda de um profissional da contabilidade e é normal que sintam dificuldade na hora de preencher o formulário online, porque a cada ano a Receita Federal inova, atualiza o sistema, introduz novas informações. É preciso ficar atento a essas mudanças”, alerta Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR, (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná).

O “Declare Certo!” será realizado simultaneamente na capital paranaense e nas dez cidades em que possui escritórios regionais. (Confira abaixo a programação).

Apoios

A campanha conta com o apoio da Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas Autônomos), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) e Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar).

Blitz do FIA

Durante a campanha Declare Certo haverá também a Blitz do FIA. Os profissionais vão incentivar o repasse de parte do Imposto de Renda aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) municipais, estadual e federal, conforme previsto na Lei 12.594/2012. Em Curitiba, a blitz terá o apoio de profissionais do Hospital Pequeno Príncipe, um dos grandes angariadores de recursos provenientes do Imposto de Renda.

Haverá também abordagem nas ruas centrais de Curitiba e regionais, onde profissionais exibirão cartazes de sensibilização e folhetos explicativos. Na capital, a ação será realizada nas equinas das ruas Mal. Deodoro com Mal. Floriano; Mariano Torres com Rua XV de Novembro e Rua Vicente Machado com a Visconde de Nácar.

Na opinião do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a destinação ao FIA deve ser mais praticada pelo contribuinte, incentivada e lembrada pelo contador, já que o recurso é revertido em benefício de ações sociais no município em que residem. “Outra vantagem é que o cidadão pode acompanhar a utilização desse recurso pelos Conselhos da Criança e do Adolescente”, afirma.

Mais informações pelo (42) 36232841 ou 88224891.