Cadastro Positivo entra em vigor

Desde o início de 2013, uma nova ação relacionada aos serviços de proteção ao crédito vem sendo implantada gradativamente: o Cadastro Positivo, que tem como principal novidade a inclusão no banco de dados dos nomes de bons pagadores, ao contrário do modelo tradicional com a inclusão de nomes de pessoas inadimplentes no comércio. Apesar das vantagens anunciadas com o seu lançamento, muitas dúvidas ainda pairam para os consumidores.

O principal ponto é a forma de admissão dos nomes para o cadastro. Em outros países que já tiveram o sistema implantado, os nomes já estão na lista e podem ser retirados caso seja o desejo do consumidor. No Brasil, o processo é contrário: quem optar por participar do Cadastro Positivo, deve solicitar sua inclusão, gratuitamente. No Paraná, a primeira fase, com o início do cadastramento, deve ocorrer ainda neste segundo semestre.

O Cadastro Positivo funcionará como um prontuário, no qual o consumidor acumula informações ao longo do tempo. Na medida em que o tempo passa, o cadastro positivo do consumidor vai melhorando a pontuação e o posicionamento dentro do ranking de bons pagadores. Por exemplo, pessoas que pagam suas contas antes da data de vencimento poderão estar melhor ranqueadas do que aquelas que pagam no dia do vencimento, que por outro lado estarão em posição melhor do que aquelas que pagam com dois dias de atraso, por exemplo.

A Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), em sua parceria com os bureaus de crédito SPC Brasil e Serasa Experian, já está trabalhando para fortalecer o Cadastro Positivo no Paraná, conforme explica o coordenador Edson Araújo Filho: “O desafio é grande e levará algum tempo para que os consumidores se beneficiem por autorizarem fazer parte desse cadastro, mas os primeiros são os que verão as vantagens mais rapidamente”, diz. Um desses benefícios é o acesso a juros mais baixos nas compras a prazo e em financiamentos imobiliários, além de prazos maiores para pagamento, isenção de algumas taxas e facilidade na obtenção de crédito. “As Associações Comerciais participantes da BCF serão as entidades condutoras do processo de implantação do Cadastro Positivo no nosso estado e serão os pontos onde os consumidores poderão realizar seu cadastro positivo. Em pouco tempo, as adesões aumentarão e os primeiros resultados serão visualizados”, afirma Edson.

Também é importante entender que o Cadastro Positivo não substituirá o cadastro negativo. Os dois modelos coexistirão, até porque o primeiro dependerá em parte do segundo, pois uma pessoa não poderá ter uma boa pontuação no cadastro positivo se tiver registros de débitos no cadastro negativo.

De acordo com o SPC Brasil, os integrantes do Cadastro Positivo também terão outros direitos garantidos, como o acesso a todas as informações pertinentes ao seu nome no banco de dados, conhecer os principais critérios considerados para análise de risco, sendo resguardado o segredo empresarial e a solicitação do cancelamento de seu cadastro a qualquer momento.

Assessoria de Imprensa Federação das Associações Comerciais do Paraná