Associações comerciais do centro-oeste do Paraná se unem em prol do desenvolvimento regional

Na tarde da última quinta-feira (25), associações comerciais do centro-oeste do Paraná se reuniram no Sindicato Rural de Pinhão para debater propostas de mudanças para o desenvolvimento regional. Nos últimos meses, a Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) realizou dois fóruns com o mesmo propósito. O primeiro foi realizado em Goioxim e o segundo em Pinhão.

Alberto Fuchs Neto, presidente da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Pinhão), Valdir Grigolo, presidente da Cacicopar, o presidente de Pinhão, Dirceu de Oliveira e João Francisco Anciutti Filho, assessor do deputado Artagão Junior compuseram a mesa. Eles discursaram agradecendo a participação dos presentes e ressaltaram que a região carece de iniciativas como esta.

Para Valdir Grigolo, a reunião foi importante para que o poder público esteja ciente das necessidades das associações comerciais locais. “Nem todos os políticos estão dispostos a nos ajudar, mas, felizmente, podemos contar o apoio de alguns”, comentou o presidente da Cacicopar. O prefeito de Pinhão completou dizendo que é preciso contar com a participação não só das autoridades e políticos, mas também da sociedade em geral. Para Oliveira, prefeituras e a associações devem trabalhar próximas.

Em seguida, o presidente da Aciap apresentou o cenário atual das associações da Cacicopar e quais as necessidades destas instituições. Fuchs afirmou que o enriquecimento de uma sociedade depende de seus recursos humanos.  “Quanto mais produtivas e responsáveis são as pessoas, maior é a riqueza daquela sociedade”, frisou.

O presidente falou sobre os interesses das empresas e sobre os interesses da comunidade, que formam o pilar de desenvolvimento econômico de uma região. Fuchs finalizou seu discurso apresentando números de empresas, empregos gerados e impostos pagos pelos municípios da região da Cacicopar.

Após considerações e sugestões de ações em prol da região, Celso José Mereth, presidente da associação comercial de Goioxim, comentou que os fóruns têm surtido efeitos. Ele relatou que alguns trabalhos foram feitos e propôs a realização de um terceiro fórum para que as pautas ganhem força.

Alberto Fuchs Neto encerrou o encontro ressaltando que “quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.”