Acig sedia encontro em prol da Guarapuava do futuro

Na manhã desta terça-feira (10), a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) recebeu lideranças do município para conhecer o “Fórum Desenvolve Londrina” e pensar numa versão do projeto para Guarapuava.

A reunião veio de encontro ao evento realizado em junho, com Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá. Na época, as entidades deram o primeiro passo para uma discussão conjunta sobre o planejamento da cidade para o futuro. No encontro de hoje, retomou-se a questão do planejamento de uma cidade sustentável e, para ilustrar a ideia, o programa “Desenvolve Londrina” foi apresentado pelo presidente Cláudio Sérgio Tedeschi.

“Queremos conhecer os melhores exemplos de planejamento e aplicar em Guarapuava aquele que melhor se enquadra em nossa realidade. Temos certeza que tais ações trarão os resultados que esperamos”, discursou o presidente da Acig, Eloi Mamcasz.

Para Tedeschi, o importante é que, além do trabalho realizado no dia-a-dia, as entidades deixem um legado para a comunidade. “Neste sentido, independente da gestão, as entidades passam a ser guardiãs dos projetos que deram certo no município. E isto não é uma ameaça ao gestor, é uma contribuição no sentido de atingir com mais rapidez os objetivos para o futuro próximo”. O presidente ressalvou que o Fórum Desenvolve é um órgão “pensador da cidade”, não exatamente o realizador, pois para isto serão destinados responsáveis.

Além de falar sobre os desafios do Desenvolve Londrina, Heverson Felicciano, do Sebrae Londrina, falou sobre três tipos de empreendedorismo fundamentais para  uma localidade se desenvolver: empresarial, político e cívico. “O empreendedorismo é um comportamento”, afirmou. Em seguida, Heverson apresentou detalhes sobre a implantação do projeto.

Participaram do encontro Acig, UTFPR, OAB, SEBRAE, Conmicro Liga Nacional, QTI, Philantropia, UGAM, Faculdade Campo Real, Agrária, Unicentro, Cacicopar, Celplac, Faculdade Guairacá, Fiep, Prefeitura Municipal/Secretaria da Indústria Comércio e Turismo de Guarapuava, Ceme, Delvitto, Sindicato Rural e Concejug.

IMG_6465 IMG_6467 FORUM ACIG IMG_6436 IMG_6439 IMG_6441 IMG_6445 IMG_6447 IMG_6450 IMG_6451 IMG_6454 IMG_6458 IMG_6459 IMG_6460