Notícias

02 de outubro

Acig marca presença em Convenção da Faciap

 
Nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro representantes da Acig estiveram presentes na 22ª Convenção Anual da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). A entidade foi representada pelo presidente, conselheiros do Ceme (Conselho da Mulher Executiva) e Conjove (Conselho do Jovem Executivo) e colaboradoras.
 
 
1º dia
Gleisi Hoffmman, ministra-chefe da Casa Civil, esteve presente no primeiro dia do evento falando sobre o crescimento e distribuição de renda e geração de emprego no Brasil. Já o presidente do Grupo Ric TV falou sobre o cooperativismo e sobre o dever das associações comerciais em se preocupar com o desenvolvimento da economia local. Rainer Zielasko, presidente da Faciap e Roni Carlos Temp, presidente da Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) também discursaram. Eles deram boas-vindas aos participantes e fizeram uma prévia do que aguardava os participantes nas palestras e eventos da convenção. Após a cerimônia houve coquetel no Mabu Resort Hotel, que abriga o evento.
 
2º dia
O segundo dia foi marcado pela apresentação dos Territórios da Cidadania, projeto desenvolvido pelo Sebrae em comunidades com baixo IDH. O Territórios da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. No Paraná, 74 municípios fazem parte deste projeto. Deste total, 58 associações comerciais fazem parte do projeto e são mais de 7.300 empresas atendidas por ações do Sebrae em 2012.
 
Ainda no segundo dia, houve painel sobre a Sociedade Garantidora de Crédito, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que avaliza empresários na captação de recursos, capital de giro e pré-investimentos. No painel foram apresentados modelos de sucesso de Sociedades Garantidoras de Créditos de vários estados brasileiros e outros países.
 
À tarde houve painel sobre os avanços obtidos pelas cooperativas agropecuárias e de crédito do estado do Paraná, um panorama não só da situação do cooperativismo no estado, mas no Brasil e no mundo. Jorge Karl, presidente da Cooperativa Agrária, representou brilhantemente Guarapuava com o case de sucesso da cooperativa. Ele falou sobre a história da Agrária e sobre o gerenciamento da cooperativa em momentos de crise.
 
Eugênia Ceres Monteiro, vice-presidente Responsabilidade Social da Faciap, Rainer Zielasko, presidente da Faciap e Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente central Sicredi/SP, falaram sobre os avanços na promoção do desenvolvimento local das associações comerciais do estado do Paraná. Ater Carlos Cristofoli, presidente do Observatório Social do Brasil falou sobre a importância do acolhimento de observatórios sociais por associações comerciais.
 
Após solenidade de abertura oficial, realizada à noite, houve jantar e baile de encerramento.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.